OMinistério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, na última semana, o primeirobalanço da força-tarefa criada em maio de 2013 para analisar os mais de 4 milpedidos de registros sindicais que estavam pendentes no órgão. Dentre asprincipais ações da Secretaria de Relações do Trabalho, responsável peloregistro sindical, estão a implantação do novo Cadastro Nacional de EntidadesSindicais (CNES), que reestrutura o banco de dados e aumenta a segurança do sistema,além do uso obrigatório da certificação digital para acesso à plataforma.
Ministrocobrou agilidade da Comissão na análise dos mais de 4 mil pedidos de registrosindical pendentes
Porconta do mutirão, houve um aumento de 267% no número de processos distribuídospara análise. De um total de 1300 processos analisados, 944 foram arquivados, oque representa 72,6% dos processos vistos pela Comissão em 2013.
OMTE identificou, ainda, até dezembro do ano passado, um total de 818 registrossindicais irregulares, cujos solicitantes foram notificados a apresentardocumentação para regularização das pendências.
Outros671 registros foram suspensos ou cancelados por inconsistência nos dados.Também foram baixadas sete portarias e ordens de serviço estabelecendo regrasmais claras e rígidas para concessão de carta sindical. Houve também umaredução de 38% nos pedidos que aguardavam análise no início de 2013.
Média anual
Deum total de 2.035 pedidos ainda em análise pela Comissão, 555 são de registro e180 para alteração estatutária. Destes, foram deferidos e publicados 249 novosregistros sindicais. Ressalta-se que nos últimos nove anos, a média anual foide 391 deferimentos de novos registros. Os 249 registros concedidos representamapenas 19,1% do total de pedidos analisados pela comissão especial.
O“mutirão” para análise dos pedidos de registro sindical foi uma das primeirasdeterminações do ministro Manoel Dias, assim que assumiu o cargo em março de2013. O ministro justificou a decisão alertando para os riscos de o MTE setornar um cartório de registro de entidades sindicais, desviando-se de suaatividade central que é a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas detrabalho, emprego e renda.
Diasdeterminou ainda a adoção de critérios rigorosos, agilidade na análise dosprocessos e total transparência em relação aos prazos e procedimentos. Paraisso, uma equipe de servidores especializados da Secretaria de Relações doTrabalho (SRT) e das SRTEs foram destacados para analisar os documentos.
Registros ativos
Combase no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) do MTE existem hoje10.386 sindicatos com registro ativos. Desses, 7.605 são urbanos; e 2.781 sãorurais. (Com Ascom do MTE) (Fonte: DIAP)


0
0
0
s2sdefault