Asolenidade de assinatura do primeiro Acordo Marco Global com o Itaú, ocorridana última sexta-feira (21), em São Paulo, foi destacada no site da UNI GlobalUnion, o sindicato mundial ao qual que representa mais de 20 milhões detrabalhadores de mais de 900 entidades sindicais do setor de serviços, como osistema financeiro, em todo mundo. A notícia foi divulgada em português e eminglês.
AUNI Global Union e seus filiados nas Américas assinaram um histórico acordoglobal com o Itaú, o maior banco privado do Brasil e do Hemisfério Sul. O Itaúé uma superpotência no mercado financeiro brasileiro e das Américas, e empregacerca de 100.000 funcionários.
AUNI tem agora 51 Acordos Marcos globais com multinacionais e grandes empresasem todo o mundo.
OSecretário-Geral da UNI Global Union, Phillip Jennings, disse que "esteAcordo Global é um passo importante para o nosso trabalho no setor financeiro.Temos trabalhado de maneira cotidiana e articulada com os nossos filiados epodemos nos sentir orgulhosos do nossos esforços". Jennings esteve no Brasilna semana passada para assinar o acordo com a empresa.
Asmaiores operações do banco estão localizadas em cinco países na América do Sul:Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, onde a empresa comprourecentemente ativos do CorpBanca, incluindo as operações desse banco naColômbia. O Itaú está também presente nos EUA, Portugal, Japão e Áustria.
Ossindicatos filiados dos cinco países principais - AEBU (Uruguai), Sindicato dosEmpregados de Itaú (Paraguai), La Bancaria (Argentina), SNTBI e CSTEBA (Chile),e Contec (Brasil) participaram das negociações e do evento, junto com a UNI, daqual participaram Adriana Rosenzvaig (Secretária Regional da UNI Américas),Marcio Monzane (Chefe da UNI Finanças) e André Luís Rodrigues (Diretor da UNIAméricas Finanças), além de Phillip Jennings, Secretário Geral da UNI GlobalUnion.
AUNI e seus sindicatos filiados negociaram durante quase dois anos deintensamente com a empresa, para chegar a este acordo que assegura os direitosfundamentais da Convenção da OIT, incluindo a liberdade de associação, odireito de se organizarem em sindicatos e realizarem negociações e acordoscoletivos.
Oacordo também garante a não-discriminação com base no gênero ou na raça, ebusca incentivará a contratação de indígenas e deficientes físicos.
Oreconhecimento do diálogo social é o pilar do acordo e agora o desafio dossindicatos é a aprofundar a organização em nível global e apresentar propostasque melhorem a vida dos trabalhadores em todos os países onde o Itaú atua.
Emjunho, a UNI Américas Finanças e as diferentes Redes Sindicais de Trabalhadoresde Bancos Multinacionais (entre elas o Itaú) se reúnem em Lima, no Peru, paraavaliar a próxima fase dos trabalhos, rumo à realização de acordos com outrosbancos da América Latina e o desenvolvimento de políticas comuns de atuação dossindicatos na região.
Fonte:UNI Global Union


0
0
0
s2sdefault