AReceita prevê receber 27 milhões de documentos, mas até agora apenas cerca de 6milhões já foram entregues. Em 2013, 26,034 milhões de pessoas prestaram contasao fisco até 30 de abril.
Ocontribuinte encontrará algumas novidades no programa da declaração deste ano.A principal delas é a possibilidade de importar a declaração pré-preenchidapela Receita. Essa opção, entretanto, deverá ser usada por poucos contribuintesdevido às limitações impostas pelo fisco.
Nesteano, o contribuinte terá apenas três formas para declarar: computador, tablet esmartphone (a entrega em papel foi extinta em 2011; neste ano, foi extinta aentrega em CDs e pen drives na agências do BB e da Caixa).
Aentrega por tablet e smartphone deverá ser usada por um número maior decontribuintes neste ano em relação a 2013. É que a Receita decidiu ampliar onúmero de contribuintes que poderão usar essas plataformas. Apesar disso, asrestrições ainda existentes impedem que mais pessoas usem-nas.
Umadessas restrições é a impossibilidade de alguém que cometeu erros ao declararpossa enviar a retificadora por tablet ou smartphone. Isso deverá fazer com quea maior parte dos contribuintes prefira usar computador.
Ocontribuinte deve ficar atento porque a cada ano o fisco aperfeiçoa o sistemade cruzamento de dados. Com isso, as chances de sonegação são cada vez menores,mas são cada vez maiores as chances de se descobrir alguma manobra visandopagar menos ou restituir mais.
Depoisde entregar a declaração, o contribuinte já pode acompanhar seu processamentopara verificar se está tudo em ordem ou se há alguma pendência (ver texto napágina 6). Se houver, é possível corrigi-la e retirar a declaração da malhafina.
Oúltimo dia de entrega neste ano é uma quarta-feira, véspera de um fim de semanaprolongado pelo Dia do Trabalho (1º de maio). Por isso, o ideal é não deixarpara a última hora, especialmente para quem pretende viajar.
Outrodetalhe: alguns dias antes, haverá outro fim de semana também prolongado pordois feriados (Sexta-Feira Santa e Tiradentes, este na segunda-feira).
Nestae nas páginas seguintes deste guia o contribuinte tem as principais informaçõesde que necessita para declarar e para evitar a malha fina. Quem entregar comatraso (463 mil pessoas em 2013) terá de pagar multa mínima de R$ 165,74; amáxima é de 20% do IR devido. Em tempos de carga tributária elevada, essa é umadespesa que deve ser evitada. (Fonte: Folha.com)


0
0
0
s2sdefault