Representaramo banco Luís Claudio Rangel Xavier-Superintendente Executivo de RH, FabianaRibeiro-Relações Sindicais, Marcos Schimitz-Relações Sindicais e Dr. Renato doEscritório Alencar Rossi. Já a COE/CONTEC foi representada por LourençoFerreira do Prado-Presidente da Contec, Israel Coelho-Sindicato dos Bancáriosde Maringá/PR e Federação dos Bancários do Paraná, Jose Leite Amorim-Sindicatodos Bancários do Amazonas/AM, Luis Carlos Barbosa-Delegacia da CONTEC/RS,Antonio Carlos Walderamas, Marcos Vascon e Marconi Giovanini-Sindicato dosBancários de Marília/SP, Harley Aparecido Vizona-Sindicato dos Bancários deVotuporanga/SP, João de Oliveira e Ronaldo Marcilia-Sindicato dos Bancários deSão Jose dos Campos/SP, Gustavo Walfrido-Federação dos Bancários de Alagoas,Pernambuco e Rio Grande do Norte, Silvio Sene (Biriba) e Denizar Paixão(Batata)-Sindicato dos Bancários de Franca/SP.
LuísXavier iniciou a reunião apresentando aos dirigentes sindicais a nova DiretoraExecutiva de RH do Santander Vanessa Lobato e afirmou que a reunião era oprimeiro encontro do ano entre o banco e representantes dos funcionários.Xavier disse também que o banco priorizará o diálogo com os Sindicatos e queaposta na solução de conflitos através da via negocial. Após sua apresentação,Vanessa informou que é oriunda da rede de agências e crê que este conhecimentodos problemas que existem nas unidades contribuirá muito nas negociações com oMovimento Sindical.
ACOE/CONTEC foi informada também que o vice-presidente da empresa José Paiva,por questão de agenda, estava impedido de participar da reunião.
Osrepresentantes do Santander agendaram para o dia 8 de abril uma apresentaçãopara os dirigentes sindicais da nova sistemática do plano de saúde UNIMED paraos funcionários que se aposentam.
ACOE/CONTEC questionou o banco a respeito da demora no atendimento às demandasencaminhadas pelos Sindicatos. Sobre isso, o Santander se comprometeu aagilizar o encaminhamento das respostas às entidades sindicais.
Osrepresentantes dos funcionários exigiram que o Santander cesse com as demissõese contrate mais trabalhadores, pois é gritante a escassez de mão de obra noslocais de trabalho. Foi cobrado do banco também o fim do fechamento deagências, fato que tem gerado demissões e intranquilidade no quadro funcional.Nos casos de junção de agências, foi reivindicado o aproveitamento de todos osfuncionários. A COE/CONTEC apontou também que muitos trabalhadores estãoadoecendo em virtude da cobrança de metas abusivas, cobranças essas que muitasvezes vêm acompanhadas de assédio moral.
Foiacordado com o banco que os Sindicatos farão um levantamento sobre o número defuncionários existentes em cada agência, pois em muitas localidades a média defuncionários do Santander é muito inferior à média dos outros bancos da praça.De posse deste levantamento, o banco fará uma análise dos dados e voltará adiscutir o assunto com a COE/CONTEC.
Sobreas ações judiciais que o banco espanhol impetrou contra diversos sindicatos emvirtude das manifestações ocorridas em abril do ano passado, o Santander irápropor um acordo de princípios com as entidades sindicais e encerrar as ações.A COE/CONTEC solicitou ao banco o sobrestamento dos processos.
Osrepresentantes do Sindicato dos Bancários de Franca Silvio Sene e DenizarPaixão denunciaram a prática da lateralidade no cargo de gerente geral em duasagências da base (Aramina e Buritizal). O banco reconhece a prática e a avaliacomo normal, pois trata-se de duas unidades de pequeno porte e pioneiras. ACOE/CONTEC contestou a argumentação da empresa e exigiu o fim desta prática,pois é humanamente impossível gerenciar duas agências ao mesmo tempo.
ACOE/CONTEC propôs ao banco que sejam instaladas máquinas de confeccionar talõesde cheque nos terminais de auto-atendimento de toda a rede, pois somente emalgumas poucas unidades o sistema está instalado. As máquinas facilitariammuito a vida dos clientes, já que muitas vezes a entrega de talões de chequevia correio demora vários dias. O banco mostrou-se receptivo à proposta e vaiencaminhá-la aos departamentos competentes.
Cláusula24ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – Folga Assiduidade: O Santander játem instituído a Folga Aniversário, tenho inclusive informado os funcionáriosdo benefício através de comunicado interno. Vale lembrar que esta folga não écumulativa com a Folga Assiduidade prevista na CCT e caso o funcionário nãoqueira usufruir do descanso no dia do seu aniversário, o mesmo terá sessentadias para gozar do benefício no dia que melhor lhe convier, sem a interferênciado gestor de seu local de trabalho.
Embreve o Santander enviará a ata desta reunião para a CONTEC. (Fonte: CONTEC)


0
0
0
s2sdefault