Começanesta terça-feira (1º) a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) doBanco Central para discutir um possível aumento da taxa básica de juros(Selic), que está em 10,75% ao ano. A decisão será conhecida na noite dequarta-feira (2).
Asreuniões do Copom ocorrem a cada 45 dias em Brasília. Participam o presidentedo Banco Central e diretores de política monetária e econômica da instituição.
Nasúltimas oito reuniões, os membros do Copom decidiram subir a taxa de juros --daúltima vez, a alta foi de 0,25 ponto percentual--, em linha com as expectativasde analistas financeiros consultados pelo BC.
Deacordo com as expectativas da maioria dos analistas, nesta reunião o Copom deveelevar a Selic para 11%, e a taxa deve terminar o ano a 11,25%.
Entenda como os juros sãousados para controlar a inflação
Umaeconomia aquecida em geral é bom para todos: há mais vendas para os empresáriose mais empregos para os trabalhadores.
Noentanto, se há muita procura de produtos, eles podem ficar escassos e passarema custar mais caro, causando inflação.
OBrasil possui um sistema de metas para inflação que foi instituído em junho de1999 pelo Banco Central (BC). O indicador considerado é o Índice de Preços aoConsumidor Amplo (IPCA).
Paramanter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária,por meio da taxa básica de juros, a Selic.
Assim,caso o BC observe que a inflação corre o risco de superar a meta, a tendência éelevar os juros.
Ataxa de juros foi o instrumento escolhido pelo governo, pois ela determina onível de consumo do país, já que a taxa Selic é utilizada nas transaçõesbancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia.
ASelic é utilizada pelos bancos como um parâmetro. A partir dela, asinstituições financeiras definem quanto vão cobrar por empréstimos às pessoas eàs empresas.
Casoos juros do país estejam altos, o consumidor tende a comprar menos, porque aprestação de seu financiamento vai ser mais alta. Isso reflete na queda dainflação.
Segundoa lei da oferta e da procura, quanto maior a demanda por um determinadoproduto, mais elevado é o seu preço.
Docontrário, se uma mercadoria ou serviço não forem tão procurados, o preço tendea cair para atrair mais compradores. (Fonte: UOL)


0
0
0
s2sdefault