Apresidenta da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva, esteve nos dias 20 e 21 demarço cumprindo agenda de visitas e reuniões nas unidades do BNB - agências deItapipoca, Sobral, Viçosa e Tianguá (CE) e Piripiri (PI).
Napauta foram destacadas questões de importância para o fortalecimento do Bancobem como referentes a condições de trabalho, funcionamento das agências, eainda as que estão afligindo os trabalhadores, como os problemas da CAMED,CAPEF, banco de sucessão, PID, PCR, falta de isonomia de tratamento.
Emquase todas as unidades, a ineficiência dos sistemas operacionais e do pontoeletrônico e a falta de pessoal para atender à demanda – mesmo naquelasagências com quadro completo - foram abordados pelos funcionários como entravespara o bom desempenho das atividades. Há algumas unidades com carência visívelde pessoal sem que haja informações precisas por parte do Banco quanto aorespectivo suprimento; há casos de funções vagas que estão em substituição hábastante tempo, e há também a falta do imediato suprimento nos casos detransferências. Em algumas unidades, a infraestrutura encontra-se bastantecomprometida, falta espaço adequado, o ambiente chega a ser insalubre, o quegera desmotivação nos trabalhadores.
Paraa AFBNB é no mínimo uma situação de desrespeito da administração para com otrabalhador submetê-lo a condições inadequadas para a realização de suasatividades, além da extrapolação da jornada de trabalho. Também é desrespeitosaa ausência de uma política de recursos humanos que proporcione ao trabalhadorcondições de concorrência transparente e justa, adequado serviço de saúde,oportunidades de capacitação e valorização do serviço realizado pelas agências.
Duranteas visitas, Rita Josina dialogou com a base apresentando as pautas encaminhadaspela AFBNB e as lutas a serem travadas, relembrando a campanha “Aja Positivo”que elencou os diversos temas referentes ao Banco e aos trabalhadores. Tambémreforçou que a Associação tem acompanhado a realidade das agências e deu ênfaseàs ações jurídicas como instrumento a mais de pressão para que o Banco resolvaseus problemas, citando a ação do acúmulo de cargos, a ação contra a CAMED e aCAPEF.
Tendoem vista a proximidade da 45ª RCR, Rita destacou a importância do evento enquantodebate e deliberação de ações da AFBNB, orientando que as demandas sejamdiscutidas internamente e sociabilizadas para que os representantes dasunidades possam levá-las para a reunião que acontecerá em Natal(RN) nos dias 4e 5 de abril.
Fonte:AFBNB


0
0
0
s2sdefault