Oscontribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco precisam correr.Termina nesta quarta-feira (30) o prazo de entrega da Declaração do Imposto deRenda Pessoa Física (IRPF). Segundo o balanço mais recente da Receita Federal,cerca de 16,2 milhões de contribuintes haviam entregado o documento até as 17hda última sexta-feira (25), o que equivale a 60% dos 27 milhões de declaraçõesesperadas neste ano.
Aentrega vai até as 23h59 do dia 30. Se o contribuinte não entregar a declaraçãoaté o fim do prazo, será multado em R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido,prevalecendo o maior valor.
Oprograma gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assimcomo a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração emtablets e smartphones.
Oscontribuintes com certificação digital ou representantes com procuraçãoeletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio doCentro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documentopreenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informaçõespara enviar a declaração.
Asregras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereirono Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar adeclaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes,a menos que haja inconsistência, erro ou omissão no preenchimento.
Tambémterão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doençagrave ou deficiência física ou mental.
Ocontribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Estádisponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobreas novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros nopreenchimento das informações.
Fonte:Agência Brasil


0
0
0
s2sdefault