AFuncef, fundo de pensão da Caixa Econômica Federal, informou que o doleirosuspeito de comandar um megaesquema de lavagem de dinheiro foi recebido pelaentidade a pedido do deputado federal André Vargas (PT-PR). Segundo a PolíciaFederal, seis dias antes de ser preso, o doleiro Alberto Youssef representouVargas numa reunião na Funcef, que tem patrimônio de R$ 52 bilhões.
Quemrecebeu o doleiro foi Carlos Borges, diretor de participações. Em notadivulgada, a entidade diz que Borges recebeu o doleiro para uma reunião apedido do deputado petista. A Funcef também diz que Youssef apresentou umaproposta de investimento, que foi rejeitada. "No encontro, o empresárioapresentou proposta de investimento à Funcef.
Entretanto,identificamos que o investimento proposto não se adequava à política deinvestimentos da Fundação, momento em que foi prontamente descartado", dizo texto. Na nota, a Funcef esclareceu ainda que faz parte das atribuições dosdiretores receber empresários para ouvir sobre projetos, mas que "não temparceria, negócios ou está analisando qualquer projeto com empresas vinculadasao sr. Alberto Youssef".
Masadmitiu que o diretor da entidade conhece o deputado André Vargas "emrazão das funções institucionais que ambos exercem". Evidenciada por umaintensa troca de mensagens via celular, a relação mantida entre Vargas eYoussef, que pagou até uma viagem de férias para o congressista, motivou odeputado a pedir licença do mandato.
Segundoas investigações da PF na Operação Lava Jato, em 3 de dezembro de 2013, Youssefpergunta se André Vargas tem acesso a um superintendente da Caixa EconômicaFederal. Logo depois, o doleiro lembra o deputado da necessidade de marcar umareunião na Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, dono de umacarteira de ativos de 52 bilhões de reais.
Aindade acordo com a Operação Lava Jato, em 11 de março deste ano, o doleiro e odeputado combinam de participar, juntos, de um encontro em Brasília com umrepresentante Funcef. Às vésperas da reunião, Vargas avisa que não poderá irmais e dá as coordenadas para que Youssef chegue à sede da Funcef. Youssefchega a perguntar se pode usar o nome de Vargas. O deputado responde que sim.Depois do encontro, o doleiro manda uma mensagem ao deputado: "Acabei deser atendido. Falo com você como foi". (Fonte: Bem Paraná)


0
0
0
s2sdefault