A redução das"vulnerabilidades" no mercado de trabalho, o combate à pobreza e osinvestimentos em empregos de qualidade contribuem para o crescimento econômicosustentável. Esta é a conclusão da Organização Internacional do Trabalho (OIT),no relatório O Mundo do Trabalho 2014: Desenvolvimento com Empregos, divulgadona última segunda-feira, dia 26. De acordo com a organização, países em desenvolvimentoe as economias emergentes que investiram em trabalho e melhorias nas condiçõesde emprego conseguiram assimilar melhor a crise financeira internacional de2008 e tiveram maior crescimento econômico.
Na análise dos maisde 140 países em desenvolvimento, a OIT identificou que melhorias das condiçõesde trabalho tendem a estar associadas à redução de desigualdades. Segundo aOIT, os países que fizeram investimentos nessa área desde o início da década de2000 cresceram, a partir de 2007, um ponto percentual a mais do que os que nãofizeram este tipo de investimento. Segundo a OIT, "oportunidades decentesde trabalho para homens e mulheres ajudam a engatilhar o desenvolvimentoeconômico e a reduzir a pobreza".
Liçãopara os bancos
Para o diretor do SindicatoGeraldo Ferraz, o estudo serve de lição para os banqueiros, que impõemterríveis condições de trabalho aos bancários. "Esses dados são motivos dereflexão para os patrões. A política desumana dos bancos de lucrar mais atravésde pressão psicológica, assédio moral e imposição de metas abusivas vão nacontramão do crescimento sustentável da economia", afirma.

Fonte: Agencia Brasil 
0
0
0
s2sdefault