De acordo com a informação enganosa, quem trabalhou entre 1998 a 2016 com carteira assinada pode receber até dois salários mínimos (Vera Batista)

Novo golpe pelo whatsApp oferece a correntistas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a falsa oportunidade de sacar R$ 1.760. De acordo com a informação enganosa, quem trabalhou entre 1998 a 2016 com carteira assinada pode receber até dois salários mínimos. Para tal, basta clicar em um link que vem na mensagem e que supostamente mostrará a lista completa dos beneficiários. A Caixa Econômica Federal, que administra as contas do Fundo, alerta que a mensagem é mentirosa.

Quem tiver dúvidas sobre saldo ou contas inativas, deve pesquisar seus dados pela internet, no portal da Caixa (http://www.caixa.gov.br/seguranca/Paginas/default.aspx) ou nas agências. Por esses meios, o cliente ficará ciente dos golpes que vem sendo levados a cabo por criminosos, seja por e-mails spam, WhatsApp, sites falsos ou por telefone. A Caixa informa, ainda, que, em casos de dúvidas, “os clientes têm à disposição os canais de atendimento ao cliente, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências (http://www.caixa.gov.br/atendimento)”.

Saiba mais Grupos aproveitam a crise para aplicar golpes em desempregados Golpe com cheque fica cada vez mais sofisticado Golpe com cheque fica cada vez mais sofisticado Especialista alerta para pouca chance de reaver dinheiro em caso de golpe Golpistas divulgam contas falsas para receber doações de ajuda a Janaúba Golpistas divulgam contas falsas para receber doações de ajuda a Janaúba Especialistas em segurança avisam que nunca o internauta deve clicar ou abrir mensagens suspeitas.

A dica é desconfiar sempre de ofertas de dinheiro que pode entrar no bolso de forma fácil. Não compartilhe essas mensagens porque há risco de invasão de dados pessoais e de sérios prejuízos financeiros a seus amigos e familiares. Os cibercriminosos, na maioria das vezes, usam artifícios para enganar as vítimas. Nesse caso do FGTS, eles tentam esconder seu código, em caso de possível investigação.

Quando o usuário clica com o botão direito do mouse, conforme a orientação deles, surge a mensagem: “Desculpa, mas por questão de segurança você não pode copiar o conteúdo”.

É importante não confundir essa mensagem dos falsários com situações reais, como a liberação dos saques nas contas inativas até dezembro de 2015, que foi anunciada pela governo. Também não confunda o golpe com o depósito do lucro líquido do FGTS, em 2016, que entrou nas contas em agosto último. (Fonte: Correio Braziliense)

 

 

0
0
0
s2sdefault