O PTB deve anunciar nova indicação ao Ministério do Trabalho: o deputado Alex Canziani (PTB-PR) (foto). 

O presidente da legenda, Roberto Jefferson, admitiu ao Poder360 que Canziani é o escolhido caso sua filha, a também deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), seja impedida de tomar posse por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). “É um excelente nome”, disse Jefferson.

A “solução Canziani”, de todo modo, se se viabilizar vai ser provisória, pois o deputado é candidato à reeleição. Desse modo, se de fato assumir a pasta só ficará à frente do ministério até o prazo de desincompatibilização, 6 meses antes do pleito (abril), para concorrer à novo mandato de deputado.

De perfil discreto, o deputado é alinhado às políticas do presidente Michel Temer (MDB) e foi 1 dos mais beneficiados em liberação de emendas em 2017. Nos bastidores, a indicação de Canziani já era dada como certa. Ele deve ser anunciado mesmo se não houver decisão do Supremo. Por 3 motivos:

1) foi avaliado que uma decisão do Supremo poderia demorar muito tempo;

2) o nome de Cristiane já está desgastado. Em pouco mais de 1 mês, a posse da deputada foi suspensa pela Justiça por ter sido condenada em ações trabalhistas, além de outras acusações;

3) o partido considerou que a indicação de Canziani seria uma espécie de “saída honrosa”. Ela continuaria tendo influência no Ministério, uma vez que Helton Yomura, atual ministro interino e amigo pessoal de Cristiane, continuaria exercendo posição de comando na pasta.

A indicação da deputada ao Ministério causou polêmica. Ela foi condenada em ações trabalhistas, investigada por suposta associação ao tráfico de drogas e por recebimento de caixa 2 em eleições. Também foi gravada ameaçando subalternos de perder o emprego caso não conseguissem votos para ela.

Na última terça-feira (6), o PTB chegou a divulgar nota afirmando que o nome de Cristiane seria mantido. O Planalto também vinha apontando a intenção de manter a nomeação.

Jefferson afirma que nada será anunciado durante o Carnaval. “Só terá o bloco Folia dos Carnavalescos Trabalhistas do Brasil”, brincou.

Perfil 
O deputado Alex Canziani (PTB-PR) está no exercício do 5º mandato, paranaense, registrador de imóveis e bacharel em Direito. Destaca-se como articulador.

Trajetória na vida pública 

Ao longo de sua trajetória política, foi vereador, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de Londrina (PR). Também exerceu o cargo de prefeito interino, vice-prefeito e secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Paraná.

Atuação político-parlamentar

Parlamentar experiente, já exerceu vários cargos na Câmara: foi 4º secretário da Mesa Diretora, vice-líder do governo Dilma, vice-líder de bloco parlamentar e coordenador da bancada do Paraná no Congresso.

Muito atuante nos trabalhos das comissões permanentes, já presidiu a Comissão de Trabalho, e foi vice-presidente da Comissão de Educação.

Especialização técnica 

 

Ex-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo e ex-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissional, coordena atualmente a Frente Parlamentar de Educação, tema prioritário em seu mandato. Canziani foi um dos relatores da proposição que deu origem ao Pronatec (Lei 12.513/11). (Fonte: Diap com portal Poder360)

0
0
0
s2sdefault