Taxa brasileira é uma das maiores. Lucro dos bancos só aumenta (Antonio Neto)

O JURO QUE MATA 

O Santander Brasil, assim como seus outros 4 grandes irmãos do sistema financeiro, anunciou no começo de fevereiro seu lucro líquido do 4º trimestre de 2017: exitosos R$ 2,757 bilhões. O número representa alta de 38,4% em relação ao mesmo período do ano anterior e contrasta com 2 outros índices: o crescimento econômico do país em 2017 que deve ficar em torno de vergonhoso 1%, segundo previsão do mercado e o desemprego que fecha o ano com a assustadora taxa de 12,7%.

Para se ter uma ideia, em 2016, enquanto o País já estava na depressão econômica, o lucro líquido das 4 maiores instituições financeiras com ações listadas na Bovespa somou R$ 50,29 bilhões.

Como isso é possível? 

O sociólogo Sérgio Abranches talvez tenha a resposta. Em seu livro “A era da incerteza”, ele demonstra que a saúde do sistema financeiro deve prevalecer sobre todos os outros valores econômicos. Em outras palavras, qualquer medida de governo, política pública ou diretriz orçamentária deve levar em conta a primazia dos bancos.

Para atingir os mais altos patamares de rentabilidade, os agentes do capital cobram um custo social elevado. Mesmo encolhendo a concessão de crédito para o setor p rodutivo –atividade intrínseca dos bancos e imprescindível para o desenvolvimento do país– 2017 foi um ano de bonança proporcionada pelo crescimento da dívida pública, reestruturando e alongando as dívidas deixaria clientes e com a obrança de tarifas bancárias sob o auspício do Banco Central.

Podemos esperar para 2018, lucros ainda mais indecentes em contraste com o desempenho do conjunto da economia do país por conta da reforma trabalhista que reduzirá em alguns bilhões o custo dos bancos com ações trabalhistas.

Mas há outras explicação.O Brasil é o país com uma das maiores taxas de juros do mundo, um título que não é para se orgulhar, pois inviabiliza nosso desenvolvimento e perpetua um sistema de exploração e miséria.

Enquanto nos Estados Unidos e na Europa os juros de um empréstimo pessoal giram em torno de 3,6%, no Brasil pagamos uma média de 70% ao ano. A taxa de juros do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas está na casa dos 400% ao ano e o cheque especial acima de 320%.

No caso dos empréstimos para as empresas, segundo dado do Banco Central, a taxa era de 25,3% ao ano em julho. Todo empresário que precisa descontar uma duplicata ou o trabalhador endividado sofre na pele com essa taxa escorchante sob a leniência do governo, na medida oposta da satisfação dos acionistas e rentistas.

Tal é a força desse segmento, que no Brasil, as lojas de departamentos não são mais comércio, mas instituições financeiras que parcelam os produtos em dezenas de vezes, embutindo juros e cobrando até três vezes o valor destes bens para o trabalhador. Isso representa uma expropriação atroz nos salários de quem ganha pouco, muito mais do que a falta de correção das remunerações.

O domínio do sistema financeiro na esfera pública parece ter se consolidado. Os bancos impõem incondicionalmente seus interesses e os governantes se submetem a sua agenda sem resistência. Tem sido assim desde a redemocratização do país sem que sequer as forças de esquerda, que chegaram ao poder em 2003, a contestassem. Ao contrário, assimilaram e aplicaram os fundamentos do neoliberalismo agressivo.

O sinal amarelo está aceso. Não é possível que o Brasil tenha mais de 13 milhões de desempregados, milhares de empresas na beira da falência e outras já quebradas, enquanto apenas os bancos registrem lucros recordes em seus balanços. Tem algo errado nisso.

Não temos nada contra o fato dos bancos lucrarem, mas no momento em que esses lucros representam o aniquilamento do setor produtivo, empobrecimento e inviabilização da economia do país, temos que criar mecanismos para regular essa distorção.

 

Ou o Brasil limita a taxa de juros ou jamais nos libertaremos deste círculo vicioso que tem impedido o nosso desenvolvimento. (Fonte: Poder360)

0
0
0
s2sdefault