Esta semana, a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) recebeu a visita, em sua sede social,  em Brasília, de Adauto de Oliveira Duarte, novo diretor de Políticas de Relações Trabalhistas e Sindicais da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

 Esta foi uma visita de cortesia e, segundo Duarte, ele espera manter em nível adequado as relações com a Contec e suas entidades filiadas, a fim de que sejam atingidos os objetivos da parte dos trabalhadores e dos bancos.

Na ocasião, Adauto Duarte disse que está fazendo leituras realistas e interessantes do atual cenário e que entende haver ainda bastante turbulência, “mas que temos de encontrar caminhos para responder aos desafios que nos são colocados diariamente”.

O presidente  da Contec, Lourenço Prado,  agradeceu a cortesia da visita e apresentou membros da CEBNN – Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - enfatizando a necessidade de se realizar a reunião com a Comissão de Negociação da Fenaban, solicitada em 1 de fevereiro passado, para solução de diversas pendências  (aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, trabalho intermitente, terceirização, Contribuição Sindical, homologações das rescisões trabalhistas nos Sindicatos, dentre outros).

Gladir Basso, presidente do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região e da Federação da classe no Paraná, e que integra a CEBNN, também participou da reunião. Gladir é, também, diretor de Assuntos Legislativos da Contec.

Ainda durante a reunião, Lourenço Prado destacou que 2018, sendo um ano de eleições gerais e de Copa do Mundo de futebol, e ainda o fato de já estarmos em março, há uma necessidade de se antecipar o início da campanha salarial, para maior produtividade, economicidade e forma construtiva, de que se beneficiariam os trabalhadores e os bancos.

Já Gladir Basso destacou que, “na condição de representante dos bancários, temos a preocupação de conduzir essas negociações da campanha salarial da melhor maneira e da forma mais produtiva possível, para garantir os direitos e benefícios à nossa classe, preferencialmente sem a necessidade de greve, que é o último recurso que usamos numa negociação salarial”.

No encontro, a Contec reivindicou ao novo diretor da Fenaban que estudasse a possibilidade de fornecimento de ata resumida, das sessões de negociação, onde ficassem registrados temas debatidos, lista das presenças e data da próxima reunião, a partir desta campanha salarial de 2018.

Ao se despedir, Adauto Duarte agradeceu a receptividade na Contec e registrou a responsabilidade das partes - bancos e entidades sindicais - de busca constante do equilíbrio, dentro do espírito das negociações, “que devem ser sempre  lastreadas na lealdade e boa fé”. (Fotos: Divulgação)

0
0
0
s2sdefault