Aplicativos de bancos são os mais buscados para checar saldo, mas não para fazer transações com movimentação financeira. (Por Helton Simões Gomes)



Uma a cada três transações bancárias passou a ser feita pelo celular no Brasil em 2017, apontou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A maioria dessas interações dos clientes com o aplicativo, no entanto, era para consultar saldo, já que as operações que envolviam movimentação financeira cresceram mas ainda representam 7% do total.

O mobile banking, o canal dos bancos oferecido por meio de aplicativos para celular e tablets, se tornou responsável por 35% das 71,8 bilhões de transações feitas no ano passado.

Em 2016, os aplicativos se tornaram o principal meio de contatos das instituições financeiras com seus clientes. Na edição deste ano do relatório, a Febraban revisou os números e reduziu a vantagem do mobile banking sobre os demais canais no ano retrasado – era de 34% e foi corrigido para 27%.

As transações feitas pelo internet banking subiram 2%, para 15,8 bilhões, em 2017. Somados, Os dois canais foram os únicos que passaram a fazer mais operações de um ano para outro e, somados, respondem por 58% de todas as interações de clientes.

Movimentação financeira

Apesar de serem os mais buscados por clientes, os aplicativos e sites dos bancos são deixados de lado quando o objetivo é fazer transações que envolvam movimentação de dinheiro. Respondem apenas por 21% desse tipo de operação.

Nesse quesito, o internet banking é mais relevante do que o mobile banking, já que 22,7% de suas operações envolviam algum tipo de movimentação financeira. Nos aplicativos, esse item respondeu por apenas 7%.

Enquanto isso, as operações envolvendo dinheiro responderam por:


 - 100% nos pontos de venda no comércio;
 - 92% nos correspondentes no país;
 - 51% nas agências bancárias;
 - 44% nos caixas eletrônicos.

A operação mais realizada no celular pelos clientes de bancos é a consulta de saldo, que respondeu por 73,4% do total, seguida pelo pagamento de contas, que correspondeu a 34,7% do total.

Apesar de ficar atrás de caixas eletrônicos e agências bancárias quando o assunto é transação financeiro, os aplicativos e sites dos bancos lideram em algumas categorias específicas desse tipo de operação, como pagamento de contas e transferências.

A pesquisa da Febraban foi feita em parceria com a Deloitte e contou com a participação de 24 bancos, que representam 91% dessa indústria no Brasil. (Fonte: G1)

0
0
0
s2sdefault