Donos de dispositivos que rodam com o sistema operacional Android devem tomar cuidado com um trio de aplicativos que, na prática, só existem para roubar dados do celular, entre eles informações bancárias. Os malwares "Quem viu teu perfil", "Cleand Droid" e "MaxCupons" são os vilões, disponíveis no Google Play promovidos por anúncios no Facebook.


Segundo a empresa de segurança cibernética ESET, os aplicativos já foram reportados para o Google. O "Quem viu teu perfil", que finge monitorar o Facebook e foi instalado por mais de 10 mil pessoas, está disponível na loja há mais de um mês, enquanto os outros aplicativos tiveram páginas de Facebook criadas no dia 24 de outubro.


O "Cleand Droid", que promete melhorar o desempenho do smartphone, foi instalado mais de 500 vezes, enquanto o "MaxCupons" passou das mil instalações. O trio de apps pedia que os donos dos celulares ligassem os serviços de acessibilidade do dispositivo logo após a instalação. Com essa liberação, os malwares podiam obter nome e conteúdo de outros aplicativos que estivessem em execução.


Os apps maliciosos ficam de olho no momento em que os usuários inserirem dados de acesso em 26 outros apps, que iam desde bancos até serviços de streaming.

Confira a lista completa:


Caixa
Banco Original

Banco Itaú

Mercado Libre

Bradesco
Banco do Brasil

Wish
Santander Brasil

Santander Empresas

99
AliExpress
iFood
Uber
BRB Mobile

Spotify
Netflix
Recarga Certa

Recarga TIM

Webmotors
Hipercard
Credicard
Paypal Mobile

Facebook
Casas Bahia

Americanas
Netshoes

Se você por acaso instalou algum dos três aplicativos maliciosos, é possível removê-los facilmente. Segundo Lukas Stefanenko, pesquisador de malwares da ESET, os cibercriminosos não puseram nenhum tipo de barreira que dificulte a desinstalação do trio de apps. Basta entrar nas configurações do celular, abrir a lista dos aplicativos instalados e selecionar a opção desinstalar. 

(Por Rodrigo Trindade)

(Fonte: UOL)

0
0
0
s2sdefault