Mais facilidade para sacar um benefício tão importante para os trabalhadores. Os brasileiros poderão solicitar o seguro-desemprego pela internet através do portal Emprega Brasil.

 

O novo produto foi lançado pelo Ministério do Trabalho e ganhou o nome de seguro-desemprego 100% pela web. Pelo portal, o trabalhador poderá consultar também oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional ofertados próximos ao local onde reside.

 


Quem optar pela modalidade deve acessar o portal Emprega Brasil e seguir os passos informados. Será necessário fornecer os dados pessoais e responder um breve questionário sobre a vida laboral e previdenciária. 

 


O sistema irá checar se as informações constam nas bases de dados do governo. O benefício deve ser concedido em 30 dias. Mas, se houver necessidade de complementação, o cidadão deve comparecer aos  postos de atendimento.

 


Tem direito ao seguro-desemprego trabalhadores que foram dispensados de trabalhos formais, com carteira assinada. Atualmente existem cinco modalidades para pagamento. 

 


Pelo seguro-desemprego formal, os trabalhadores recebem entre R$ 954,00 e 1.677,74. Há ainda as modalidades pescador artesanal, empregado doméstico, trabalhador resgatado e bolsa de qualificação profissional. 

 

Fonte: SEEB BA

 

 

0
0
0
s2sdefault