São Paulo – Para lutar por mais contratações e contra implementação do horário estendido pelo Itaú, dirigentes sindicais realizaram um protesto na Vila Formosa, zona leste da capital, na quarta 18. Com faixas e folhetos, dirigentes sindicais conversaram com trabalhadores e com a população sobre reivindicações por mais funcionários, turnos e segurança nas unidades de atendimento.
“O Itaú é pioneiro em horário estendido, que atende além do exepdiente bancário”, diz o diretor do Sindicato Sérgio Francisco. De acordo com o dirigente, o modelo de atendimento a correntistas fora do horário normal, das 10h às 16h, cresce à revelia dos empregados, sem levar em consideração as especificidades de cada agência: “com o horário estendido, o banco faz escalas internas diferentes, como das 9h às 17h ou das 11h às 19h. A vida do funcionário que, por exemplo, tem que buscar a criança na escola ou estuda é afetada, mas a luta é coletiva. Por isso, reivindicamos mais funcionários, com dois turnos para não sobrecarregar quem já está cheio de trabalho e, além disso, maior segurança”, explica Sérgio.
De acordo com reportagem do UOL, o Itaú já tem 460 agências que atendem fora do horário padrão. Dessas, 163 adotaram o sistema em 2 de junho. Por outro lado, enquanto amplia o atendimento aos correntistas, agências do Itaú da capital chegaram a ficar fechadas por falta de pessoal, de 5 a 17 de junho.
Fonte: Sindicato Bancários SP