Nesta segunda-feira, 12 de junho, é comemorado em todo o mundo o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Os movimentos sociais, principalmente, o sindical abraça essa bandeira no Brasil, que tem ao longo dos anos trabalhado pela erradicação da exploração trabalhista infantil.

Durante todo o mês de junho, várias entidades, como por exemplo a União Geral dos Trabalhadores (UGT BRASIL), realizam ações para alertar e sensibilizar a população quanto à necessidade de lutar contra essa prática deplorável, que acomete crianças em todo o planeta.
Em Brasília, a diretoria da CONTEC e representantes da UGT BRASIL participam de várias atividades na Câmara Legislativa e Congresso Nacional. Para a diretora de Finanças da CONTEC e secretária nacional da Criança e do Adolescente da UGT BRASIL, Rumiko Tanaka, a data de 12 de junho é simbólica mas também deve ser vista como “um momento de revermos e cobrarmos do Governo, da sociedade e do legislativo, medidas para que as crianças não tenham mais seus direitos negligenciados“.
Durante todo o mês, as entidades devem realizar ações que fortalecem a campanha de combate ao trabalho infantil. São realizadas palestras, distribuídos folderes esclarecedores, tudo para ampliar e fortalecer a campanha contra o trabalho infantil. Rumiko Tanaka alerta para que todas as UGT regionais realizem ações neste sentido, ampliando o trabalho feito nacionalmente.
ORIGEM DA DATA
A data foi criada em 2002 pela Organização das Nações Unidas. No Brasil, o 12 de junho foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Nesse ano, campanha no Brasil tem como tema “Não ao Trabalho Infantil na cadeira produtiva – Apoie essa ideia”.
Em todas as edições, o cata-vento é usado como símbolo de combate ao trabalho infantil no Brasil e no mundo. A imagem do cata-vento possui cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) e foi usado com sentido lúdico. Expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. (Fonte: Contec)