O Banco do Brasil vem reduzindo o tamanho de seu corpo funcional. Foram 14.285 trabalhadores desligados em dois programas autorizados em 2015 e 2016, número que corresponde a 89% do público-alvo. O enxugamento representa 14% do total de funcionários do banco hoje.
A Caixa desligou 9.749 servidores em dois PDVs, 62% da meta. O número corresponde a 10% do efetivo atual da caixa. O segundo PDV, no entanto, só foi aberto neste mês e vai até agosto. O banco estatal espera a adesão de 5.480 funcionários.
O Bradesco apresentou um Plano de Desligamento Voluntário Especial(PDVE) no dia 13 de julho, mesma data que o Presidente da República sancionou a Lei da Reforma Trabalhista.
O Plano tem como púbico alvo todos os empregados aposentados ou em condições de aposentadoria até o dia 31/08/2017, tanto da rede de agências quanto dos departamentos e que tenham 10 ou mais anos de trabalho na empresa.
O Banco pretende reduzir o seu quadro de empregados, mas o que se constata nos locais de trabalho há falta de pessoal, e, com a adesão desse plano vai sobrecarregar mais os empregados que permanecerem trabalhando.
A adesão é uma decisão individual e voluntária de cada empregado. O Sindicato orienta que a sua aceitação seja tomada com muito cuidado e que faça isso após o dia 02 de agosto para garantir o recebimento do PLR deste ano. Após a adesão o bancário terá até cinco das para desistir.
Fonte: FEEBNN