Novas funcionalidades do Pix, que também incluem autoatendimento do MED, começam no segundo semestre deste ano

escrito por Luany Araújo 23 de abril de 2025

Banco Central (BC) anunciou novas funcionalidades para o Pix, incluindo o Pix Parcelado e o Pix em Garantia, que permitirão o uso do sistema de pagamentos instantâneo em operações de crédito. As novidades foram detalhadas após a última reunião do Fórum Pix, realizada no final de março.

Além disso, as instituições financeiras deverão implementar o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), facilitando a devolução de valores em casos de fraude.

O Pix Parcelado tem previsão de entrar em vigor em setembro deste ano e possibilitará ao usuário (pessoa física ou jurídica) obter crédito para parcelar uma transação. O recebedor terá acesso imediato ao valor total, enquanto o pagador poderá quitar o débito em parcelas, de forma semelhante ao funcionamento de um cartão de crédito.

O Banco Central exemplifica essa funcionalidade em compras no varejo, já que o Pix Parcelado permitirá a aquisição de bens e serviços de maior valor, beneficiando aqueles com menor acesso a outras formas de crédito. Essa modalidade também poderá ser utilizada em qualquer tipo de transação Pix, incluindo transferências.

Já o Pix em Garantia tem lançamento previsto para 2026. Ele permitirá que empresas utilizem seus recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito. “O objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante”, informa o Banco Central.

De acordo com o BC, essa solução é direcionada a estabelecimentos comerciais e empresas. A complexidade de sua infraestrutura é o motivo apontado pela instituição para o prazo de implementação em 2026.

Outra novidade para o Pix, com início de operação previsto para 1º de outubro deste ano, é o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Essa ferramenta possibilitará a devolução de valores em casos de fraude diretamente pelo aplicativo dos bancos.

Atualmente, para contestar débitos via Pix decorrentes de fraudes, golpes ou outros crimes, o cliente precisa entrar em contato com a instituição financeira. Com o autoatendimento, os bancos deverão oferecer essa funcionalidade em seus aplicativos de forma totalmente digital, dispensando a necessidade de o usuário buscar atendimento presencial ou remoto para registrar o pedido.

Segundo o BC, essa medida visa acelerar o processo de devolução de valores, “aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima”.

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

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