Atéo final de fevereiro de 2014, 52 milhões de brasileiros tinham deixado de pagarao menos uma dívida nos cinco anos anteriores, segundo estimativa do SPCBrasil, divulgada nesta quinta-feira (13).
Osdados apontam que houve alta na inadimplência na passagem de janeiro parafevereiro, de 1,95% – a maior nesse tipo de comparação desde fevereiro de 2010,início da série histórica. No mês passado, a inadimplência teve uma alta de5,54% em relação ao mesmo mês de 2013 – em fevereiro do ano passado, de 5,34%.
Emnota, a economista do SPC Brasil Luiza Rodrigues avalia que, após ainadimplência ter perdido força no fechamento do ano de 2013, o indicador temmostrado alta neste início de ano.
Oresultado, diz ela, reflete as compras não planejadas e contraídas em forma deparcelas no Natal do ano passado, assim como nas liquidações de janeiro, alémdo comprometimento do orçamento familiar com pagamentos de despesas típicas deinício de ano, como IPTU, IPVA e gastos escolares.
Número de dívidasatrasadas
Onúmero de dívidas em atraso registradas na base de dados do SPC Brasil cresceu3,02% em fevereiro de 2014 na comparação com igual período do ano passado. Jána comparação com o mês anterior, a alta foi de 0,8%.
Apesquisa estima que cada consumidor inadimplente tinha, em fevereiro, 2,044dívidas em atraso.
Dadosda Serasa mostram queda
Osnúmeros da Serasa Experian, divulgados também nesta quinta-feira, vão aoencontro do SPC Brasil. O indicador que mede a Inadimplência do consumidormedido pela Serasa registrou queda de 1,7% em fevereiro, na comparação com omês anterior. Na variação anual, fevereiro de 2014 contra o mesmo mês de 2013,a retração foi ainda maior, de 2,3%.
Fonte:G1


0
0
0
s2sdefault