“Não podemos permitir custos elevados epéssima qualidade dos serviços. Isso é um roubo ao consumidor. O marcoregulatório da telefonia vai trazer as regras para o setor”. A afirmação é dopresidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, durantemanifesto em defesa da melhoria dos serviços de telefonia realizado, nestaquinta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Amanifestação foi organizada pela UGT em conjunto com a PROTESTE Associação deConsumidores. Os manifestantes carregavam cartazes e panfletos elencando osprincipais problemas enfrentados pelos usuários do setor, que ocupa o topo daslistas de reclamações de entidades ligadas a defesa do consumidor.
Nalista de demandas, os manifestantes pedem mais qualidade dos serviços,suspensão de venda de planos pelas operadoras com maior número de reclamações,melhoria na fiscalização e punição do setor, faturas mais transparentes,redução do valor da assinatura básica do telefone fixo e a participação dostrabalhadores nas decisões da Anatel.
“Vamosestabelecer via acordo, ou via projeto de lei uma mudança definitiva para osetor. Não é possível vender 264 milhões de aparelhos telefônicos com umaestrutura que não atende a 100 milhões. Alguém está ganhando com isso, e não éo consumidor”, declarou o deputado federal e vice-presidente nacional da UGT,Roberto Santiago (PSD).
Segundoa coordenadora institucional da Proteste (Associação Brasileira de Defesa doConsumidor), Maria Inês Dolci, o setor de telefonia é o campeão de reclamaçõesentre os consumidores.
“Desdeas privatizações recebemos inúmeras reclamações em torno da qualidade dosserviços, falhas das mais diversas. Várias ações judiciais já foramingressadas, inclusive, contra quatro operadoras de celular pela má prestaçãodos serviços de internet 3G. O consumidor deve pagar de acordo com aquilo queele recebe”, pontuou a coordenadora.
Naquarta-feira, dia 12,  Ricardo Patahparticipou da comissão que foi recebida pelo presidente da Câmara, HenriqueEduardo Alves (PMDB-RN). Segundo ele, a posição de Alves foi apoiar omovimento.
Acomissão entregou a Alves um levantamento feito pela Associação Brasileira deDefesa do Consumidor  em que aponta, porexemplo, defeitos no sistema 3G da telefonia móvel. “Como o país quer criar o4G?”, questionou Patah.
Aodeclarar que é “mais uma vítima da falta de qualidade da telefonia”, opresidente da Casa prometeu conversar com as operadoras que atuam no país.Patah confirmou que a reunião foi marcada para quarta-feira (26) e aestratégia, caso não seja fechado um acordo, é reunir todos os projetos de leiem andamento na Câmara para tentar apontar uma saída para os problemasrelatados por consumidores.
Fonte:UGT com Agência Brasil


0
0
0
s2sdefault