A três semanas do fimdas atualizações no Windows XP, sistema operacional de computador, os maioresbancos privados do Brasil se mobilizam para atualizar seus caixas eletrônicos,que utilizam esse programa.
A Microsoft encerrarámundialmente o suporte no próximo dia 8. Sem o serviço, os equipamentos ficam vulneráveisa ataques de hackers e vírus, expondo os consumidores a risco de fraudes, deacordo com consultores ouvidos pela reportagem.
"Mesmo que osconsumidores sejam ressarcidos caso sejam vítimas de fraude, terão uma bela dorde cabeça", diz Ricardo Alem, gerente sênior da empresa de softwareCitrix.
O Windows XP é osistema mais usado nos caixas do mundo, de acordo com a empresa de tecnologiabancária alemã Wincor Nixdorf, segunda maior fornecedora global.
No Brasil, que possuicerca de 190 mil equipamentos, apenas o Banco do Brasil e a Caixa (ambospúblicos), entre os cinco maiores bancos, não usam o Windows -mas o Linux, queé um sistema aberto, gratuito.
Para Marcos Birocchi,especialista em softwares da Wincor Nixdorf, os bancos têm de correr contra otempo.
"Cada caixaprecisa ser atualizado individualmente por uma equipe técnica. Não é possívelfazer o trabalho remotamente", afirma.
O custo da operação éoutro problema. Segundo a Folha apurou, os bancos podem ter de desembolsarcerca de R$ 200 pela atualização de cada caixa eletrônico, sem considerar ovalor da licença do Windows 7, por exemplo.
O programa daMicrosoft é a alternativa que mais se adapta aos equipamentos, segundoconsultores e bancos, e a que tem sido procurada por algumas instituiçõesbrasileiras, como o Bradesco.
Para um banco como oBradesco, com cerca de 34 mil caixas, a despesa seria de, no mínimo, R$ 6,8milhões.
De acordo comtécnicos em manutenção de caixas eletrônicos, há ainda um valor adicional parafazer a chamada "sangria dos equipamentos", ou seja, retirar odinheiro da máquina para a alteração do sistema. É que o processo de mudançaexige a abertura do cofre, que precisa estar vazio.
No caso de um caixaeletrônico fora da agência, afirmam os técnicos, a retirada do dinheiro precisaser feita por carro-forte, um meio caro de transporte de valores.
O Santander informouque a atualização dos caixas já está em andamento e que solicitou à Microsoft aprorrogação do suporte ao Windows XP até que o trabalho se conclua.
O Bradesco disse queestá em processo de implantação do Windows 7, mas não informou quando aoperação será concluída. E o Itaú Unibanco afirmou que está trabalhando namigração de sistemas e que a segurança dos clientes não será comprometida.(Fonte: Folha.com)


0
0
0
s2sdefault