Santander lidera entre os bancos grandes pelo segundo mêsconsecutivo, assim como o BNP Paribas, entre os bancos médios
Em fevereiro, oSantander foi novamente o banco grande - com mais de um milhão de clientes -com maior índice de queixas no ranking mensal das instituições financeiras maisreclamadas do Banco Central (BC).
O BNP Paribas liderouas queixas entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.
Já é o segundo mêsconsecutivo que o Santander aparece em primeiro lugar. O HSBC permaneceu nasegunda posição e o Banrisul, que não estava na lista no mês passado, ficou emterceiro lugar. A Caixa subiu do quinto para o quarto lugar e o Bradesco, quetambém não estava no top 5 em janeiro, passou para a quinta posição. O Itaú,que estava na terceira posição em janeiro, saiu do ranking, assim como o Bancodo Brasil, que estava na quarta posição.
Entre os bancosmédios, o BNP Paribas também está no primeiro lugar pelo segundo mêsconsecutivo. O BMG também continuou na segunda posição, o banco Pan caiu para oquarto lugar, e o Bonsucesso subiu do quinto para o terceiro. O Conglomerado J.Malucelli saiu do top 5, e o Safra entrou, na quinta posição.
Para elaborar oranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimentodas normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a lista consideraapenas as reclamações procedentes.
Os dados usadosrelacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientespara verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim,evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa domaior número de clientes.
Em fevereiro foramregistradas 2.193 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 557 queixasa mais que em janeiro. As principais queixas foram referentes à realização dedébitos em conta sem autorização do cliente, prestação do serviço de conta-saláriode maneira irregular e à cobrança de tarifas por serviços não contratados.Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação maisrecorrentes. (Fonte: Exame)


0
0
0
s2sdefault