Umdesempenho melhor no ensino médio resulta em salários maiores no momento em queo jovem entra no mercado de trabalho. A conclusão é da pesquisa "A Relaçãoentre o Desempenho Escolar e os Salários no Brasil", divulgada na manhãdesta terça-feira, 18, pela Fundação Itaú Social em São Paulo.
Oestudo analisou a relação entre o desempenho escolar e os salários futuros paraos jovens brasileiros das gerações nascidas em 1977-1978 e 1987-1988 e concluiuque um aumento de 10% na nota de proficiência em português no Sistema deAvaliação da Educação Básica (Saeb) aumenta o salário cinco anos depois daconclusão do ensino médio em 5%. Para o mesmo desempenho em matemática, oaumento salarial é de 4,6%. Além do Saeb, o estudo foi feito a partir de dadosdo Censo Demográfico de 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio(Pnad).
"Aconclusão mostra que aprender na escola e tirar notas maiores vai aumentar o potencialdo jovem no mundo do trabalho", afirma Nercio Menezes Filho, coordenadordo Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e umdos autores da pesquisa, ao lado de Andréa Curi, da FGV. Para a gerente deeducação da Fundação Itaú Social, Patricia Mota Guedes, os dados obtidos podemajudar professores, diretores e gestores de a implantar ações na educaçãopública para reduzir as desigualdades sociais.
"Oprofessor deve refletir sobre o valor do ganho de aprendizado de cada aluno dasua turma, desenvolvendo estratégias para sanar as dificuldades de cada um. Jáas secretarias podem pensar em políticas adequadas de formação continuada paraos professores", diz. Segundo a Fundação Itaú Social, esse é o primeiroestudo no Brasil que relaciona o impacto do desempenho escolar à remuneração namercado de trabalho. Até hoje, só havia pesquisas que analisavam o efeito dosanos de escolaridade nos salários dos jovens. (Fonte: Bem Paraná)


0
0
0
s2sdefault