Emépoca de declaração do imposto de renda, aumentam as tentativas de aplicação degolpes via e-mail. A Receita alerta que quadrilhas especializadas em crimespela internet continuam utilizado mensagens eletrônicas que servem como meiopara a obtenção ilegal de informações fiscais, bancárias e cadastrais docontribuinte. São mensagens com links ou arquivos em anexo que infectamcomputadores com vírus e outros programas que permitem o acesso ilegal aosdados.
Umdos golpes, destaca a Receita, consiste em mensagem de e-mail informando que aReceita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 eencontrou uma inadimplência no CPF do usuário. Para isso, a mensagem pede que ousuário clique em um link para ver o demonstrativo dos números apresentados ede declarações divergentes.
Outrasmensagens fraudulentas, segundo a Receita, indicam a disponibilização paradownload do programa de declaração do Imposto de Renda e a necessidade de enviode uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais derestituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário.
Ocorreto é não abrir e apagar imediatamente tais mensagens, pois a Receita nãomanda comunicação via e-mail sem a autorização do contribuinte nem autorizaterceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com ocontribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte(e-CAC).
Oprazo para entrega vai até 30 de abril e o programa gerador está disponível napágina da Receita Federal na internet. Neste ano, os contribuintes comcertificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão,pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do e-CAC, eles têmacesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisamconfirmar as informações para enviar a declaração.
Asregras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereirono Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar adeclaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes,a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento.
Tambémterão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doençagrave ou deficiência física ou mental.
Ocontribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Estádisponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicaçõessobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros nopreenchimento das informações. (Fonte: Agência Brasil)



0
0
0
s2sdefault