Consultapopular acontecerá entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. Uma dasexpectativas do movimento é superar a votação do Plebiscito da ALCA, que em2003 teve participação de 13 milhões de pessoas. (2’33” / 601 Kb) - Cresce emtodo o Brasil e ganha força nas ruas a construção do plebiscito popular pelareforma política.
Organizadopor diversas entidades e movimentos sociais, o Plebiscito por uma ConstituinteExclusiva e Soberana do Sistema Político será realizado em setembro. Um dosprincipais objetivos da campanha é debater um dos temas centrais que surgiramnas mobilizações de rua que agitaram o país em junho do ano passado.
SegundoPaola Estrada, da Secretaria Operativa do Plebiscito Popular pela ReformaPolítica, a proposta pretende mudar a composição dos espaços de representatividadeda população.
"Maisde 70% do Congresso é representado por empresários, empresários da saúde, daeducação. E olha que a maioria da população é composta por trabalhadores; 51%da população é composta por mulheres e o Congresso tem menos de 10% demulheres; e assim por diante. A gente olha para esse Congresso e vê que elerealmente não representa a população brasileira e principalmente ostrabalhadores brasileiros."
Emtodos os estados foram constituídos comitês de campanha, que agora começam semultiplicar por cidades, bairros, escolas e universidades. Paola destaca que maisdo que incidir na questão eleitoral, a reforma pretende mudar as regras dosistema político.
“Porexemplo, a bandeira da Reforma Agrária que não consegue sair por causa dotamanho da bancada ruralista dentro do Congresso que sempre barra qualqueravanço possível para enfrentar o problema agrário no Brasil, diversas bandeirashistóricas do movimento feminista que dentro do Congresso Nacional as bancadasreligiosas principalmente mais conservadoras sempre barram o avanço de pautas.”
OPlebiscito é uma consulta na qual os cidadãos votam para aprovar ou não umaquestão, sendo uma oportunidade para que milhões de brasileiros expressem a suavontade política. Segundo as leis brasileiras, somente o Congresso Nacionalpode convocar um Plebiscito.
Umadas expectativas do movimento é superar a votação do Plebiscito da ALCA, que em2003 teve a participação de pelo menos 13 milhões de pessoas que disseram “não”a tentativa de implantação da Área de Livre Comércio das Américas.
Aconsulta popular acontecerá entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. Apopulação em todo o país deverá responder a uma única pergunta: “Você é a favorde uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Acampanha do plebiscito popular pela reforma do sistema político disponibilizaoutras informações em uma página na internet(http://www.plebiscitoconstituinte.org.br) e no Facebook (https://www.facebook.com/plebiscitoconstituinte) .(Fonte: Radioagência)


0
0
0
s2sdefault