Ovalor pago pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais noano já soma R$ 400 bilhões. A marca foi registrada nesta segunda-feira (24),por volta de 19h, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo(ACSP).
Noano passado, a mesma marca foi registrada somente no dia 3 de abril, o queaponta para o aumento da arrecadação em 2014.
“Comotem sido a tônica nos últimos anos, os tributos continuaram a crescer acima daexpansão da atividade econômica, apesar das desonerações realizadas. Issosugere que a carga tributária segue aumentando”, disse, em nota, Rogério Amato,que preside a ACSP e a Federação das Associações Comerciais do Estado de SãoPaulo (Facesp).
Opainel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado nasede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista.
Ototal de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pelainternet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com oInstituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanharquanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos, etambém saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.Por exemplo, quantas cestas básicas é possível fornecer, quantos postos desaúde podem ser construídos.
OImpostômetro encerrou o ano de 2013 com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão. OIBPT estima que a carga tributária brasileira subiu para 36,42% do ProdutoInterno Bruto (PIB) no ano passado, ante um peso de 36,37% do PIB em 2012.
Fonte:G1


0
0
0
s2sdefault