Osriscos de fraude por uso de documentos roubados ou perdidos, clonagem deinformações e uso de conta corrente e cartão de crédito por pessoas malintencionadas são potencializados com as transações realizadas pela internet eo uso de eletrônicos como tablets ou smartphones.
Sãofrequentes notícias de desmonte de quadrilhas especializadas em fraudesbancárias, que trazem transtornos para as pessoas e prejuízos às instituiçõesfinanceiras. Por conta disso, é preciso ficar atento a qualquer movimentaçãofora do comum em contas bancárias.
"Recomendamosque todos sempre acompanhem suas movimentações bancárias e cuidem da segurançade suas informações”, alerta Claudio Conceição, consultor de Negócios deFinanças e especialista em crédito na TransUnion Brasil - empresa responsávelpelo desenvolvimento de softwares e soluções para automação de análise decrédito, risco e fraude. A seguir, veja seis passos que ajudam a combater afraude bancária, segundo o especialista.
1.Monitore sua conta: acompanhe todas as suas movimentações bancárias. Monitore asua conta para identificar potenciais movimentações estranhas.
2.Não responda mensagens: tenha atenção com os contatos feitos por instituiçõesfinanceiras, por telefone e especialmente por e-mail. Não se deve respondermensagens que demandam confirmação ou entrega de dados cadastrais ou senhas.
3.Suspeite de contatos: desconfie de ligações de credores, se você não temdívida. Um criminoso pode ter usado sua identidade para abrir contas ou fazercompras, deixando as dívidas para você. Crianças e idosos também podem seralvos para ladrões que operam dessa forma.
4.Desconfie de problemas online: se você não conseguir acessar a sua contaonline, entre em contato imediatamente por telefone com o seu banco. Alguémpode ter roubado sua senha na tentativa de usar sua conta.
5.Proteja seu acesso: instale programas antivírus e sistemas de proteção contramalware. Softwares maliciosos podem estar armazenando as suas informaçõesenquanto você navega. Existem programas que podem ajudar a prevenir isso.
6.Salve seus contatos: Mantenha registro das conversas com ouvidorias dos bancosem caso de problemas. Anote o número do protocolo e cobre prazo para resoluçãode eventuais problemas. (Fonte: MSN. Com)


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