Aagência do Banco Itaú de Jaboatão Centro, no Grande Recife, foi interditadanesta quarta-feira (26) em ação do Procon municipal. Localizada na Praça doRosário, a unidade ainda foi multada em R$ 320 mil por descumprir a leimunicipal 395/2010, chamada "lei das filas", em que os clientes devemser atendidos em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete.
Asecretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque,explica que já foram feitas outras autuações, com aplicação de multa, mas semalteração da rotina de longas esperas. "O banco é reincidente, várias evárias vezes. Eles têm o agravante porque não pagam as multas que foramimputadas. Todas as agências são conhecedoras que estão descumprindo o quedetermina essa lei, não é surpresa de forma alguma", aponta a secretária.
Deacordo com a lei municipal, em dias normais, os clientes devem ser atendidos ematé 15 minutos, mas, em períodos sazonais, como vésperas de feriado, pode levaraté 30. "Essa lei não tem sido cumprida pela totalidade dos bancos. Quandoestávamos lacrando a agência, ouvimos relatos de pessoas que dizem ter ficadomais de duas horas na fila", conta Débora Albuquerque.
Ainterdição do Procon vale por 48 horas e cabe recurso quanto à multa."Esse período é para que se disponibilize mais caixas, consertem máquinasquebradas, liguem painéis eletrônicos", enumera a secretária,acrescentando que outras instituições devem ser visitadas nos próximos dias.
Atravésde nota, o Banco Itaú informou que "avalia as adequações necessáriasvisando o cumprimento da lei".
Fonte:G1


0
0
0
s2sdefault