Asaúde é o maior problema do Brasil, de acordo com pesquisa Datafolha, realizadacom 2109 entrevistados em todo o País e divugada nesta quarta (26). Entre aspreocupações do brasileiro, saúde foi apontada por 45% das pessoas. A violênciaficou em segundo lugar (18%), seguida por corrupção (10%) e educação (8%).
"Em2003, a maior preocupação era com o desemprego. Mas com a recuperação do País,a gente percebe que desemprego, fome e miséria vão diminuindo e crescesignificativamente a preocupação com saúde"' disse Mauro Paulino,diretor-geral do Datafolha, durante apresentação da pesquisa.
Napesquisa, o sistema de saúde foi avaliado como ruim ou péssimo por 56%. Aavaliacao da maioria é que a causa do problema é a falta de médicos eenfermeiros e a qualidade do atendimento: 39% afirmaram que precisa contratarmais médicos.
Apesquisa Datafolha também avaliou a aceitação do programa Mais Médicos pelapopulação e o resultado mostra que 67% dos brasileiros são a favor de médicosestrangeiros no país. Entre os entrevistados que foram atendidos por médicos doprograma, 69%, avaliam o programa como ótimo ou bom.
Insatisfação tanto nopúblico quanto no privado
Nasmaiores cidades, a avaliação negativa da saúde foi de 62% dos entrevistados.Entre aqueles que têm plano de saúde privado -27% dos entrevistados-, 70%avaliaram de forma negativa.
"Oresultado não se refere apenas à saúde pública. A população tem se tornado maisseletiva e mais critica inclusive com o sistema privado", disse Paulino.
Desde2008, a saúde é apontada como a maior preocupação do brasileiro. No anopassado, 48% dos entrevistados atribuiu a saúde como o maior problema do país.Paulino afirma que a pequena redução do índice, pode estar relacionada com aaprovação do programa Mais Médicos. (Fonte: iG)


0
0
0
s2sdefault