Aagência Volta do Guerino, da Caixa Econômica Federal, sofreu uma tentativa deassalto com sequestro na noite de quarta-feira (26), em Porto Alegre. Oscriminosos fizeram refém a família de um empregado da agência durante toda anoite.
Sindicatoprotesta e cobra mais prevenção contra assaltos e sequestros
Provavelmente,os bandidos já estavam monitorando a família do bancário porque, por volta das22h, o colega chegou em casa e encontrou sua família refém de três assaltantes.Por volta da 1 hora da madrugada, chegou mais um integrante do grupo. Forammuitas horas de desespero.
Demanhã, eles se dividiram em dois grupos. Um deles rodou pelas ruas de PortoAlegre de carro com a família, enquanto o outro grupo de criminosos foi para aagência da Caixa com o bancário.
Noseu local de trabalho, o empregado foi coagido a retirar dinheiro da agênciapara os bandidos. No entanto, a Caixa suspeitou do assalto, quando eles estavamna agência e avisou a polícia. Com a movimentação dos policiais, os assaltantesdesistiram, enquanto a família foi solta pelo outro grupo que foi avisado dachegada da polícia.
Aagência ficou fechada nesta quinta-feira (27). O Sindicato dos Bancários dePorto Alegre, mais uma vez, cumpriu o seu dever de fiscalizar, acompanhar, darassistência às vítimas e exigir que o banco providenciasse atendimentopsicológico pós-trauma à família do colega.
Noinício deste ano, a Caixa foi multada em R$ 738 mil por falhas na segurança,durante a 100ª reunião da CCASP na Polícia Federal. "Apesar de o assaltonão ter se consumado, o trauma que essa família sofreu é irreparável. O mínimoque esperamos de atitude por parte dos gestores do banco é que melhorem osmecanismos de segurança que são insuficientes", afirma o diretor doSindBancários e empregado da Caixa, Jailson Prodes.
"Osbancários são expostos, diariamente, a essas situações de risco. É preciso termais câmeras de vigilância, reforçar as fachadas das agências que são muitofrágeis, entre tantas outras medidas que os bancos relutam em tomar",enumera o dirigente sindical.
Odiretor do SindBancários e empregado da Caixa, Tiago Vasconcellos Pedroso,reforçou a necessidade de se investir em segurança. "Apesar dos lucroscrescentes, a Caixa não se mostra nada preocupada com a vida de seusfuncionários e com seus clientes também. É inaceitável um trabalhador sair decasa para trabalhar e, quando retorna a sua casa, encontra a sua família nasmãos de bandidos."
ACaixa havia anunciado na quarta-feira lucro líquido recorde em 2013. No valorde R$ 6,7 bilhões, o lucro é o maior da história, sendo 19,2% superior aoregistrado no ano passado. Mesmo com o lucro recorde, o banco anunciou corte naprevisão orçamentária para horas extras. (Fonte: SindBancários POA)


0
0
0
s2sdefault