OComitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica dejuros (Selic) dos atuais 10,75% para 11% ao ano. A decisão foi unânime e veiodentro do esperado pela maioria dos analistas.
Coma decisão de hoje, a Selic volta ao patamar mais alto desde novembro de 2011,quando também estavam em 11% ao ano. Em março de 2013, os juros estavam namínima histórica de 7,25%; desde então, o BC subiu a taxa em 3,75 pontospercentuais para tentar segurar a alta dos preços.
Éa nona vez seguida que o BC aumenta os juros. Na primeira vez, em abril de2013, a alta tinha sido de 0,25 ponto percentual. Nas seis reuniões seguintes,o BC acelerou o ritmo e subiu os juros em 0,5 ponto percentual. Na reuniãopassada, em fevereiro, voltou a reduzir o ritmo da alta para 0,25 pontopercentual.
Apoupança continua rendendo com seu potencial máximo. Uma nova regra de 2012estabelece que ela renda menos quando a Selic estiver igual ou inferior a 8,5%ao ano. Nesse caso, a caderneta daria 70% da Selic mais a TR. Como está acimadisso, o rendimento é o tradicional: 6,17% ao ano mais a TR.
BC indica que altas podemestar chegando ao fim
Emseu comunicado, o Copom disse que "decidiu, por unanimidade, nestemomento, elevar a taxa Selic em 0,25 p.p." e que "irá monitorar aevolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definiros próximos passos na sua estratégia de política monetária".
Atéentão, o BC iniciava os comunicados sobre a Selic com a expressão "dandoprosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros".
"Parauma mensagem breve e lacônica, [houve] bastante alteração de sinalização",afirmou em nota o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves.
Taxade juros é ferramenta para tentar combater inflação
ASelic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação, ouestimular a economia. Analistas já esperavam uma alta da taxa de juros paracombater a alta de preços, que tem preocupado o governo. A inflação oficialsubiu 0,55% em janeiro.
Quandoos juros sobem, as pessoas tendem a gastar menos e isso faz o preço dasmercadorias cair, controlando a inflação, em tese. Por outro lado, juros altosseguram a economia e fazem o PIB (Produto Interno Bruto) ficar baixo.
Seos juros estão elevados, as empresas investem menos, porque fica caro tomarempréstimos para produção, e as pessoas também reduzem seus gastos, porque ocrediário fica mais alto. Essa situação deixa a economia com menos força. Olado bom é que investimentos baseados em juros são beneficiados e rendem maispara o aplicador.
Poroutro lado, com juros mais baixos, há mais consumo e mais risco de inflação,porque as pessoas compram mais e nem sempre a indústria consegue produzir osuficiente. Quando há falta de produtos, a tendência é que eles fiquem maiscaros.
Ataxa básica de juros orienta o restante da economia, mas há pouco impacto navida prática de quem precisa usar o cheque especial ou cartão de crédito.Analistas dizem que essas taxas são tão altas que pequenas variações na Selicsão incapazes de aliviar ou pesar no bolso no dia a dia.
Entenda o Copom
OCopom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes dapolítica monetária e definir a taxa de juros, mas a Selic já era usada comoindicador desde 1986.
Asreuniões do Copom ocorrem a cada 45 dias em Brasília.

Ocolegiado é composto pelo presidente do Banco Central e os diretores deAdministração, Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos,Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações doCrédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do SistemaFinanceiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania. (Fonte: Agência Brasilcom Reuters)
0
0
0
s2sdefault