O brasileiro está commais medo do desemprego e está menos satisfeito com a vida, segundo pesquisatrimestral divulgada nesta sexta-feira (4) pela Confederação Nacional daIndústria (CNI). O levantamento foi feito com 2.002 pessoas entre 14 e 17 demarço.
Exceção foi oNordeste, onde o temor do desemprego permaneceu estável
O Índice do Medo doDesemprego (IMD) aumentou 0,8% entre dezembro de 2013 e março último, saindo de73 pontos para 73,6 pontos, enquanto o Índice de Satisfação com a Vida (ISD)recuou 1% no mesmo período, caindo de 103,2 pontos para 102,2 pontos, informoua entidade.
Na comparação commarço de 2013, o índice de medo do desemprego subiu mais, 6,7%, e de"forma generalizada, disseminando-se praticamente em todos os perfisda  pesquisa (por sexo, idade, grau deinstrução, renda familiar) e nos domicílios (região,  condição e tamanho do município)". Porregião, revelou a CNI, a exceção foi o Nordeste, onde o temor do desempregopermaneceu estável em março último sobre o mesmo mês de 2013.
Ainda de acordo com aConfederação Nacional da Indústria, o aumento do medo do desemprego entredezembro de 2013 e março passado cresceu conforme a renda familiar, sendo maisalto entre os brasileiros de maior renda. "Subiu de 3% entre aqueles derenda familiar até um salário mínimo a 14,2% entre aqueles com renda familiaracima de 10 salários mínimos", informou a CNI.
A pesquisa revelaainda que, comparativamente a março de 2013, a satisfação com a vida recuou2,2%. "A satisfação com a vida se reduziu para a maioria dos cortes dapesquisa em relação a dezembro do ano passado. Quando confrontados com os dadosde março de 2013, o resultado é ainda pior: apenas as famílias com renda de até1 salário apresentaram aumento no índice (crescimento de 1,4%)", concluiua entidade.
Fonte: G1


0
0
0
s2sdefault