Quem não quiser fazercálculos nem ter o trabalho de montar sua própria estratégia para proteger odinheiro de perdas pode recorrer a opções de investimento já prontas edisponíveis no mercado.
São alternativas oferecidaspor bancos, corretoras e gestoras de recursos, com administradoresprofissionais que selecionam a composição do investimento mas que cobram peloserviço. Entre elas, estão os fundos de capital protegido.
Nesses produtos, oadministrador tenta manter total ou parcialmente o valor inicial investido empapéis de renda fixa (de menor risco), enquanto aplica uma parcela dos recursosem mercados mais arriscados, como o de opções em que o investidor aposta noaumento ou na queda do preço de ações e commodities (matérias-primas, comometais), por exemplo.
"Esses fundostêm um vencimento. Depois disso, é montado novo fundo, que pode ter as mesmascaracterísticas ou novas, conforme as condições do mercado", diz AquilesMosca, superintendente executivo comercial da gestora de recursos SantanderAsset Management.
Nos fundos de capitalprotegido, geralmente a única taxa cobrada é a de administração, anual, deacordo com consultores.
Desde o começo desteano, o investidor com mais recursos também pode aplicar em um COE (Certificadode Operações Estruturadas), oferecido por bancos. Trata-se de uma aplicação queune operações de renda fixa, de menor risco, com alternativas mais arriscadas,principalmente opções.
A barreira para opequeno investidor é o valor mínimo para investimento no COE. Há no mercadocertificados com aplicação mínima de R$ 50 mil, mas a maior parte dasinstituições financeiras oferece o produto apenas para aplicações mínimas acimadesse valor.
No COE, os custossão, a exemplo do CDB, embutidos nas operações. O banco ou corretora fica comuma parte do ganho obtido. Tanto os fundos de capital protegido quanto os COEtêm desconto de Imposto de Renda sobre o rendimento. A alíquota começa em 22,5%para resgates em até 180 dias e cai até 15%, para períodos acima de 720 dias.
Seja para uminvestimento já formatado pelo mercado, seja para um de estratégia própria,consultores recomendam planejamento para reservar, todos os meses, uma quantiaa ser aplicada. (Fonte: Folha.com)


0
0
0
s2sdefault