Maisde 150 representantes dos trabalhadores do BNB participaram no último final desemana (4 e 5 de abril) da 45ª edição da Reunião do Conselho de Representantesda AFBNB, realizada na cidade de Natal (RN), com o tema “Eventos internacionaisno Brasil: impactos econômicos, sociais e regionais”.
Amanhã do primeiro dia foi dedicada ao painel principal, com os convidadosAgassiz Almeida Filho (advogado, professor das Universidades Federais da PB eRN) e Juary Chagas (bancário da CEF, diretor do Sindicato dos Bancários do RN eintegrante da equipe nacional do Instituto Latino Americano de EstudosSócio-Econômicos (Ilaese).
Atarde começou com a declamação do cordel já publicado pela AFBNB “PID prasair”,  pelo autor , o cordelista eilustrador Klevisson Viana.
GlaúciaLima, do Fórum Mulheres no Fisco (FMFi), apresentou o vídeo institucional doFMFi e falou sobre a mobilização que vem sendo feita no sentido de romper com opreconceito contra a mulher. Ela socializou a agenda do fórum para os próximosmeses e convidou os representantes a aderirem ao Fórum. Após esse momento,houve aprovação do regimento e a mesa informativa pelos diretores da AFBNB.
Seguindoa programação, à tarde foi a vez das questões que envolvem o BNB,especificamente,  tomarem a pauta dasdiscussões. Foi iniciado então um dos momentos mais esperados pelosrepresentantes, e que já faz parte da cultura das RCRs, o painel interativo dasquestões funcionais do Banco, espaço para colocarem as demandas mais geraispertinentes.
Dentreas várias pautas citadas durante o momento estiveram as ações encampadas pelaAFBNB  pela dignidade previdenciária,ações institucionais desenvolvidas junto aos diversos atores políticos e açõesjudiciais movidas pela Associação. Um dos pontos que mereceram destaque foramas gestões da Capef e Camed , considerando as suas instâncias decisórias como aatuação dos conselhos deliberativos, com enfoque para os que são eleitos pelabase, bem como as medidas  implementadasas quais são consideradas não satisfatórias para os associados. 
Nomomento seguinte, o presidente do Conselho Fiscal, Henrique Moreira, fez aprestação de contas da diretoria. Assim, expôs sobre os investimentos com asdiversas atividades desenvolvidas pela Associação e  ressaltou a preocupação da AFBNB com a transparência nas suas contas. Em seguida,ocorreram as reuniões das Diretorias Regionais – diretores e bases, ocasiãoimportante para discutir as demandas das regiões, além de aprofundar o debategeral.
Aprogramação do dia encerrou à noite com um jantar e atividade cultural.Apresentação de Gildomar Marinho (Conselheiro Fiscal da AFBNB), acompanhado domúsico Hoto júnior, e mais declamação de Klevisson Viana. Na ocasião, algunsrepresentantes também apresentaram seus talentos musicais.
Nosegundo dia, reunidos em grupos, os representantes elaboraram propostas queforam levadas à plenária final. São elas que nortearão as ações da AFBNB nospróximos meses.
Umdos momentos que marcou esta RCR foi a homenagem aos representantes que estãose aposentando do Banco. Entre aplausos e lágrimas, eles falaram da experiênciavivida no Banco, dos sonhos ao ingressarem na instituição, da luta semprepresente da AFBNB pela dignidade previdenciária, da importância das RCRs para aorganização dos trabalhadores e das expectativas com o fim desse ciclo enquantobenebeanos.
Orelatório completo da 45ª RCR estará disponível ainda esta semana no site daAFBNB, seção Documentos. Cobertura completa também no próximo Nossa Voz.
Link:AFBNB


0
0
0
s2sdefault