AComissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (8),duas audiências para discutir a política de valorização do salário mínimo alongo prazo, propostas pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Para uma dasaudiências será convidado o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Para a outraserão convidados os presidentes das centrais sindicais e do Instituto de PesquisaEconômica Aplicada (Ipea).
Osenador Inácio é autor do projeto de lei do Senado que prorroga até 2019 avigência da Lei 12.382, de 25 de fevereiro de 2011, que instituiu aumentosreais do salário mínimo, levando em conta o crescimento do Produto InternoBruto (PIB), que só tem vigência até o próximo ano.
“Comoresultado da valorização do salário mínimo e das políticas de inclusão socialdos governos Lula e Dilma, houve um grande crescimento da demanda, puxado peloaumento da renda da base da pirâmide”, avalia o senador.
Elediz ainda que “o consumo interno respondeu positivamente, tendo sido oprincipal impulsionador da economia, contribuindo decisivamente para mitigar osefeitos domésticos da crise financeira mundial desde 2008.”
Asaudiências deverão ocorrer ainda neste mês de abril e contarão com aparticipação do Ministro do Trabalho, do presidente do Ipea, do economista JoãoSaboya, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidentes dascentrais sindicais - Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT),Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nova Central Sindical de Trabalhadores,Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central dosSindicatos Brasileiros (CSB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)e a Central Sindical e Popular (Conlutas). (Fonte: DIAP)


0
0
0
s2sdefault