Astaxas de juros cobradas em empréstimos e financiamentos subiram em março,segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administraçãoe Contabilidade (Anefac).
Osjuros médios cobrados dos consumidores tiveram alta de 0,04 ponto percentual,passando de 5,82% ao mês em fevereiro (97,16% ao ano) para 5,86% ao mês emmarço (98,05% ao ano).
Aalta de março foi a terceira do ano e a décima elevação seguida. O índice médioregistrado é o maior desde agosto de 2012.
Cartão de crédito tem taxamais elevada
Dasseis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas pela Anefac, cincotiveram os juros elevados. São elas: juros do comércio, cheque especial, CDC debancos para financiamento de automóveis, empréstimo pessoal de bancos eempréstimo pessoal de financeiras.
Ataxa do rotativo do cartão de crédito foi a única que não subiu, ficandoestável. Ainda assim, ela é a maior entre as pesquisadas: 10,08% ao mês, ou216,59% ao ano.
Parao diretor-executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel JoséRibeiro de Oliveira, as elevações foram motivadas pelos aumentos da taxa básicade juros, a Selic, pelo cenário com tendência negativa da economia e pelaexpectativa de piora nos índices de inflação e de crescimento econômico.
Juroscobrados das empresas também subiram No caso dos juros cobrados das empresas,todas as três linhas de crédito pesquisadas pela Anefac tiveram alta.
Ataxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,03ponto percentual no mês, saindo de 3,32% em fevereiro (47,98% ao ano) para para3,35% em março (48,50% ao ano).

Éa maior média registrada desde agosto de 2012. (Fonte: UOL)
0
0
0
s2sdefault