A20 dias do fim do prazo, menos de um terço dos contribuintes enviou aDeclaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal,cerca de 8,6 milhões de contribuintes entregaram o documento até as 17h de hoje(10), equivalentes a 31,9% dos 27 milhões de declarações que o Fisco esperareceber neste ano.
Oprazo para entrega vai até o próximo dia 30. O programa gerador está disponívelna página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas atransmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação doaplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.
Oscontribuintes com certificação digital ou representantes com procuraçãoeletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio doCentro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documentopreenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informaçõespara enviar a declaração.
Asregras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereirono Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar adeclaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes,a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento.
Tambémterão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doençagrave ou deficiência física ou mental.
Ocontribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Estádisponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicaçõessobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros nopreenchimento das informações.

Fonte:Agência Brasil
0
0
0
s2sdefault