Naépoca de de declaração de Imposto de Renda, surgem vários golpes na internet,com o envio de mensagens eletrônicas falsas em nome da Receita Federal.
AReceita reforça a orientação para que os contribuintes não abram e muito menosrespondam mensagens em nome do órgão, já que não envia e-mails sem autorizaçãodo contribuinte e não autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
Pormeio de mensagens eletrônicas falsas, os criminosos conseguem obter informaçõesfiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links oubaixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus eprogramas que permitem esse acesso ilegal aos dados.
Emuma das modalidades de golpe, a pessoa recebe e-mail dizendo que a ReceitaFederal analisou todas as declarações do Imposto de Renda e encontrou inadimplênciano CPF do usuário. O contribuinte deveria então clicar em um link paraverificar os dados.
Outrasmensagens fraudulentas indicam a disponibilização para download do programa dadeclaração do Imposto de Renda, a necessidade de envio de uma declaraçãoretificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto deRenda a serem recebidos pelo destinatário.
Vejadicas de segurança:
-Não abra e-mails duvidosos
-Fique atento ao remetente e lembre-se: bancos, órgãos de defesa do consumidor edo governo não mandam mensagens, sobretudo sem autorização prévia
-Não forneça dados pessoais: ninguém pode pedir senhas ou número de documentospor e-mail
-Proteja o computador com anti-spam, firewall e antivírus
-Use sites seguros: veja se há, na barra inferior do site, um símbolo em formade cadeado fechado, ou então, no endereço (URL), a inicial "https://".
Paraesclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podemprocurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar emcontato com o Receitafone (146). (Fonte: UOL)


0
0
0
s2sdefault