Emmeio a um cenário de alta da inflação e baixo crescimento, o governo divulgarános próximos dias as projeções oficiais para a economia em 2015. Os númerosserão apresentados na terça-feira (15), quando o Ministério do Planejamentoenviará ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) de 2015.
Leique define as diretrizes que guiarão a elaboração do orçamento do ano seguinte,a LDO precisa ser enviada ao Congresso até 15 de abril. Além dos principaisprogramas e ações do governo, a LDO traz os parâmetros econômicos para o anoseguinte que ajudam a planejar o comportamento das receitas e das despesas nopróximo exercício.
Emrelação ao próximo ano, o mercado prevê IPCA de 5,84% e crescimento de 2% noPIB de acordo com o boletim Focus, pesquisa com instituições financeirasdivulgada toda semana pelo Banco Central. Na última versão do Relatório deInflação, divulgada no fim de março, o Banco Central projeta inflação de 5,5%.
Ogoverno pode aproveitar a divulgação da LDO para atualizar as estimativasoficiais para 2014. Embora a LDO seja apresentada pelo Ministério do Planejamento,os parâmetros econômicos são elaborados pela Secretaria de Política Econômica (SPE)do Ministério da Fazenda.
Oficialmente,a SPE prevê crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens eserviços produzidos no país) e inflação de 5,3% pelo Índice Nacional de Preçosao Consumidor Amplo (IPCA) para 2014. No entanto, as projeções do mercadoapontam números mais pessimistas. Segundo o boletim Focus, os analistas estimamIPCA de 6,35% e crescimento do PIB de apenas 1,63% para este ano.
Opróprio Banco Central também acredita em inflação mais alta e crescimento maisbaixo que o inicialmente previsto. De acordo com o Relatório de Inflação,divulgado no fim de março, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará oano entre 6,1% e 6,2%. No documento anterior, em dezembro, a projeção estava em5,6%. Para o PIB, o Banco Central prevê crescimento de 2% em 2014 e ainda nãodivulgou a estimativa para 2015.

Fonte:Agencia Brasil
0
0
0
s2sdefault