Nofinal da semana, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil -AFBNB, aproveitando-se da saída do presidente Ary Joel, formulou ao governofederal um sério apelo, no sentido de que a presidência e demais cargos daquelebanco não mais sejam utilizados como moeda de troca, em acordos políticos. Umapelo dessa natureza é totalmente fora de cogitações em países onde se vive ademocracia com o respeito que ela merece, onde os cargos em bancos oficiais sãotidos como refratários à politicagem, e ninguém os assume por conta de arranjospolitiqueiros.
Infelizmente,não é o que tem ocorrido em relação ao respeitável Banco do Nordeste. Criadopela Lei Federal 1649, de 19/07/1952, pelo presidente Getúlio Vargas, o BNB eratido como a grande esperança para o desenvolvimento econômico e social dos noveestados do Nordeste, já nasceu na condição de maior instrumento dedesenvolvimento regional da América do Sul. No seu notável currículo debenefícios ao NE, constam o Programa Nacional de Fortalecimento da AgriculturaFamiliar – Pronaf; Fundo Constitucional do Desenvolvimento do NE – FNE;Crediamigo, beneficiando 3,9 milhões de micro-empreendedores; Prodetur, paraapoio ao turismo regional, contando com US$ 800 milhões.
Comoneste mundo perfeito só Deus, essa instituição, mesmo contribuindo paramelhorar em muito o Nordeste, não escapa ao destino dos demais bancos do seugênero – BB, BNDES e outros – sempre prejudicado pela politicagem que predominaquando da indicação de seus presidentes e demais diretores. Se a presidenteDilma resolver levar em consideração o pedido da AFBNB, prestará àquele bancobenefício capaz de livrá-lo, salvá-lo do sujo jogo da política, o que seriaótimo para toda a região.  
•Cobrando - Em Brasília, ontem, dirigentes do PT-CE cobraram do presidentenacional, Rui Falcão, e da cúpula da sigla, prioridade para a candidatura dodeputado José Guimarães ao Senado.
•Vai render - É engano pensar que o PDT está “engolindo” a perda da vaga dadeputada Patrícia na AL. O partido entrou com recurso no TRE e pretende ir àsúltimas instâncias. Segundo o presidente regional da sigla, André Figueiredo, avaga é do pedetista Evandro Leitão.
•Sobre as... Obras de mobilidade urbana de Fortaleza, o deputado André afirmaque o prefeito RC está tentando corrigir, em um ano, os “estragos” dos oitoanos da gestão de Luizianne.
•Más companhias - Segundo o secretário da Saúde-CE, Ciro Gomes, “a presidenteDilma quer fazer um bom governo, mas está cercada por gente que “não vale o queo gato enterra”...
•Campanha - A Aprece participa, a partir desta sexta-feira, da campanha daConfederação Nacional dos Municípios contra a crise que ameaça de falência 90%dos municípios brasileiros.
•Sem problemas - O PCdoB manterá a aliança com o Pros, ante a não saída dogovernador Cid. Quanto ao senador Inácio, ele terá todo o direito de seempenhar para ser reeleito.
Nadele
Entreos principais atores do processo sucessório do Ceará, o mais sereno é opresidente da AL, José Albuquerque. A quem fala na sua pré-candidatura, elediz: “Continuo trabalhando firme na campanha contra as drogas, e ajudando o meupartido”. Não mais.
•Otimista - Pode-se até acusar o deputado de muita coisa, menos de pessimista;ele ainda acredita no  Pros, PMDB e PT,com Eunício, Cid, Luizianne todos juntos nas eleições deste ano...
•Planejamento - Segundo o deputado Mário Feitoza (PMDB), a partir do momento emque p governador Cid decidiu permanecer, o seu partido poderá buscar aliados,como PR e PSDB.
•Problema - Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), uma aliança com partidos de oposiçãotraz um grande problema: o tempo do PSDB ficaria para Dilma ou para o senadorAécio?
•Problema II - O comando do SDD-CE vive séria dúvida: o partido quer ficar com ogovernador Cid, mas o presidente nacional, Paulinho da Força, é citado para vicedo candidato tucano Aécio.
•Falando... Do PSDB em relação a outubro, o deputado Raimundo Matos diz que essepartido tem nomes do mais alto nível e grandes projetos para melhorar o Cearácomo um todo.
•Para o bem - Amigos verdadeiros do vice-governador Domingos Filho aconselham-noa retornar à AL, onde sua presença seria uma grande reconquista para aquelaCasa.
Fonte:Por Fernando Maia - O Estado – CE


0
0
0
s2sdefault