Bancosrebaixados pela Standard & Poor's são de porte médio.
Emmarço, 13 grandes instituições financeiras tiveram suas notas cortadas.
Aagência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou, na noite desegunda-feira (14), a nota de crédito de mais nove bancos brasileiros. No mêspassado, a agência já havia reduzido a classificação de outras 13 instituiçõesfinanceiras, incluindo grandes bancos estatais e privados, seguradoras e oBNDES.
Alista dos bancos com notas rebaixadas nesta segunda é de instituições de portemédio: Banco ABC Brasil; BTG Pactual; Banco Fibra, Banco Indusval, BancoIntermedium, Banco Mercantil do Brasil, Banco Pan, Banco de Brasília (BRB) eParaná Banco.
Oitodos bancos rebaixados nesta segunda haviam sido colocados sob observação comimplicações negativas e foram removidos da lista. Outros cinco bancos tiveramseus ratings reafirmados.
Orebaixamento das notas das instituições segue o corte no rating do Brasil,ocorrido em março No último dia 24, a agência americana baixou a classificaçãodo país de "BBB" para "BBB-", a faixa mais baixa da categoria"grau de investimento".
Segundoa Standard & Poor's, a forte expansão do crédito em meio ao crescimentoeconômico menos favorável, o maior apetite por risco principalmente dos bancospúblicos, e as distorções de mercado conforme visto na deterioração darentabilidade têm enfraquecido a qualidade de crédito em geral do sistemafinanceiro brasileiro.
"Consideramosque esses bancos enfrentam agora condições operacionais mais apertadas, asquais acreditamos enfraqueceram seus perfis financeiros, sobretudo em termos dequalidade dos ativos e capital e rentabilidade. Esses efeitos combinados noslevaram a rebaixar os ratings de nove bancos", diz a agência em nota.
Fonte:G1


0
0
0
s2sdefault