OSantander liderou em março, pelo terceiro mês consecutivo, o ranking dasinstituições financeiras com o maior número de reclamações entre os bancos commais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC),divulgado na terça-feira (15).
Obanco espanhol teve 349 reclamações procedentes em março, contando com 22.851milhões clientes sob o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que representa oíndice de 1,52 no mês, o mais alto entre as maiores instituições.
HSBC, Banrisul, BB eCaixa vem depois
OHSBC manteve a segunda posição, com índice de 1,11. O banco teve 67 reclamaçõesdivididas entre 6.026 milhões de clientes.
OBanrisul continuou no terceiro lugar, ao apresentar índice de 0,99, com 24reclamações e 2.417 milhões de correntistas.
Naquarta colocação vem o Banco do Brasil, que não aparecia entre as cincoinstituições com maior número de reclamações em fevereiro. O banco público teveíndice 0,85, resultado de 316 reclamações procedentes para um universo de36.843 milhões de clientes.
Encerrandoo "top five" está a Caixa Econômica Federal, com índice de 0,82.Foram 489 queixas para 58.977 milhões de correntistas.
Nototal, foram 1.817 reclamações de clientes procedentes em março, contra 2.384em fevereiro.
Maiorreclamação é contra débitos não autorizados
Osdébitos não autorizados continuam a liderar o ranking, com 306 ocorrências.Neste caso, o banco que aparece primeiro na lista é a Caixa, com 93 casos,seguida pelo Santander (75), Banco do Brasil (63), Itaú (38) e Bradesco (31).
Cobrançairregular de tarifa sobre serviço não contratado é a segunda maior fonte dereclamações, com 161 ocorrências. Em terceiro lugar estão os esclarecimentosincompletos dados pelos bancos, com 148 reclamações procedentes.
Entre bancos menores,BMG lidera em queixas
Entreos bancos com menos de um milhão de clientes, o BMG aparece na liderança no mêsde março, com índice de 1.065, 26 e 71 reclamações, para 6.665 clientes. OPanamericano está na segunda colocação, seguido pelo J.Malucelli, BNP Paribas eDaycoval, em quinto lugar.
Entreas administradoras de consórcio, o BC computou oito reclamações, o mesmo númerodo mês de fevereiro. E no topo da lista está a Bauru Administradora deConsórcios. (Fonte: Banco Central)


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