Pelo menos 460 mil aposentados epensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com mais de 65 anoscorrem o risco de cair na malha fina do Imposto de Renda neste ano. Por um errodo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os informes de rendimentos dequem recebe benefício mensal de até R$ 1.710,78 tinham um valor diferente dorealmente pago aos segurados, que são isentos do tributo caso tenham apenasessa fonte de renda.
Quem não percebeu a falha e já entregoua Declaração do IR, porém, não precisa se apavorar, pois pode fazer umaretificadora. O prazo para o ajuste de contas com o Fisco vai até 30 de abril,mas a entrega dos dados corrigidos também pode ser feito depois dessa data.
O INSS reconheceu a falha, mas informouque já atualizou os dados e, desde 5 de março, disponibilizou no seu site(www.inss.gov.br) os extratos corrigidos. Se identificarem que o erro aindapersiste, os segurados devem comparecer a uma Agência da Previdência Social(APS) para solicitar a correção do documento. Para tanto, basta levar acarteira de identidade e o número do benefício.
A Previdência recomenda que a visitaseja agendada pelo telefone 135 para evitar filas. O Instituto não fez campanhade divulgação na TV, no rádio ou no próprio site para informar os beneficiáriossobre o erro. A assessoria de imprensa do órgão justificou que, como a falhafoi identificada um dia após a divulgação dos informes de rendimentos e acorreção foi realizada imediatamente, não houve necessidade de ampladivulgação.
DISCREPÂNCIA
O diretor da Associação Nacional dosAuditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Luiz AntônioBenedito, aconselha o segurado a reunir os comprovantes mensais de rendimento,somar os valores e compará-los com o informe fornecido pelo INSS. "Sehouver discrepância nesse cálculo, o contribuinte pode solicitar um novodocumento", observou. O beneficiário deve checar ainda se o valor queconsta do item "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" ultrapassou olimite de isenção de R$ 22.240,14. De acordo com a Receita Federal, osaposentados com mais de 65 anos pagam menos IR.
A regra vale apenas para os idosos quetêm como única fonte de renda o benefício do INSS ou aposentadorias e pensõespagas por estados, prefeituras ou entidades de previdência privada. Porém, casoconste da declaração do IR um valor inferior ao realmente recebido, ocontribuinte provavelmente cairá na malha fina. "E, se a pessoa declaraacima do que a fonte pagadora informou ao Fisco, recolherá mais imposto do quedeveria ou terá restituição menor", esclareceu Luiz Benedito. (Fonte: Uai)


0
0
0
s2sdefault