O Santander liderou em março, peloterceiro mês consecutivo, o ranking das instituições financeiras com o maiornúmero de reclamações entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, deacordo com levantamento do Banco Central (BC), divulgado na terça-feira (15).
O banco espanhol teve 349 reclamaçõesprocedentes em março, contando com 22.851 milhões clientes sob o FundoGarantidor de Créditos (FGC), o que representa o índice de 1,52 no mês, o maisalto entre as maiores instituições.
HSBC,Banrisul, BB e Caixa vem depois
O HSBC manteve a segunda posição, comíndice de 1,11. O banco teve 67 reclamações divididas entre 6.026 milhões declientes.
O Banrisul continuou no terceiro lugar,ao apresentar índice de 0,99, com 24 reclamações e 2.417 milhões de correntistas.
Na quarta colocação vem o Banco doBrasil, que não aparecia entre as cinco instituições com maior número dereclamações em fevereiro. O banco público teve índice 0,85, resultado de 316reclamações procedentes para um universo de 36.843 milhões de clientes.
Encerrando o "top five" estáa Caixa Econômica Federal, com índice de 0,82. Foram 489 queixas para 58.977milhões de correntistas.
No total, foram 1.817 reclamações declientes procedentes em março, contra 2.384 em fevereiro.
Maior reclamação é contra débitos nãoautorizados
Os débitos não autorizados continuam aliderar o ranking, com 306 ocorrências. Neste caso, o banco que apareceprimeiro na lista é a Caixa, com 93 casos, seguida pelo Santander (75), Bancodo Brasil (63), Itaú (38) e Bradesco (31).
Cobrança irregular de tarifa sobreserviço não contratado é a segunda maior fonte de reclamações, com 161ocorrências. Em terceiro lugar estão os esclarecimentos incompletos dados pelosbancos, com 148 reclamações procedentes.
Entre bancos menores, BMG lidera emqueixas
Entre os bancos com menos de um milhãode clientes, o BMG aparece na liderança no mês de março, com índice de 1.065,26 e 71 reclamações, para 6.665 clientes. O Panamericano está na segundacolocação, seguido pelo J.Malucelli, BNP Paribas e Daycoval, em quinto lugar.

Entre as administradoras de consórcio,o BC computou oito reclamações, o mesmo número do mês de fevereiro. E no topoda lista está a Bauru Administradora de Consórcios. (Fonte: Banco Central)
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