Natarde desta terça-feira (22) a AFBNB esteve em reunião com o presidente doBanco do Nordeste, Nelson Antônio de Sousa. Participaram do encontro a presidenta Rita Josina, os diretores Dorisvalde Lima, Assis Araújo, José Frota de Medeiros e os conselheiros fiscais HenriqueMorais e Gildomar Marinho.
Emboratenha sido breve, inclusive a convite do próprio presidente,  o encontro foi um contato inicial econstituiu um momento para o mesmo comentar sobre o plano de trabalho eprojetos a serem implementados pela gestão do banco a partir desse momento, bemcomo para a  AFBNB reafirmar diversasdemandas dos funcionários, inclusive já encaminhadas ao Banco. É oportunolembrar que a busca do diálogo e a transparência sempre foi uma praxe da AFBNBem relação às gestões do BNB na perspectiva da defesa e preservação dosdireitos dos seus representados e pelo fortalecimento da Instituição Banco doNordeste do Brasil.
Assim,os dirigentes da Associação reforçaram demandas já apresentadas, para as quaissolicitaram atenção e solução. Um dos pontos abordados foi o pagamento daParticipação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários. Sobre a cobrança opresidente comentou que o processo para efetivação do pagamento se encontra “emtramitação junto aos órgãos supervisores e controladores do BNB”, confirmandomensagem do Banco encaminhada no último dia 17, e informou ainda que na próximaquinta-feira, estará em Brasília para tratar do caso.
Aindaa respeito da PLR os diretores da Associação ressaltaram a responsabilidade doBanco na expectativa que foi criada no funcionalismo, sobretudo quando notíciasdavam conta do pagamento da “maior PLR da história”, inclusive com datamarcada. É oportuno lembrar que desde março último – quando os bancos começarama efetuar o pagamento da referida verba – a AFBNB tem cobrado transparência nasinformações, bem como a efetividade, considerando que a PLR é um direitoconquistado pelo trabalhador, em decorrência das suas lutas, sendo o resultadodo seu esforço e dedicação no cumprimento da missão do Banco. (relembrematérias e ofícios enviados sobre o assunto:
PLR:AFBNB mais uma vez cobra pagamento
AFBNBcobra pagamento da PLR
PLR:AFBNB cobra coerência e transparência nas informações
Outroassunto que também mereceu destaque pela AFBNB diz respeito à convocação dosaprovados no último concurso. Indagado a respeito, o presidente enfatizou que oBanco deverá chamar 1200 pessoas, sobretudo para as agências onde há maiorcarência de pessoal, sem prejuízo para os demais segmentos.
Naoportunidade ainda foi abordada a questão dos processos internos, concorrência,momento em que a Associação reiterou seu entendimento quanto a necessidade dorespeito à meritocracia, inclusive fazendo referência a casos em que não seobservam tal prerrogativa. Sobre o assunto o presidente ficou de analisar oscasos postos e já encaminhados pela Associação.
Durantea reunião a AFBNB ratificou preocupação com alguns procedimentos que vêm sendoadotado pelo Banco. Além dos aspectos quanto às relações de trabalho e deprocedimentos de gestão, também expôs e cobrou reparação de atos consideraçõesautoritários, pegando como exemplo o bloqueio das mensagens enviadas pela AFBNBaos funcionários. Por oportuno os dirigentes ainda enfatizaram a preocupaçãocom temas mais abrangentes como a questão do desenvolvimento, a atuação doBanco, o recorte Regional e a forma como o assunto vêm sendo pautado no âmbitoda instituição BNB.
Aofinal, ficou acertado que uma nova reunião deve ser realizada com o presidentepara que   esses e os demais assuntospossam ser discutidos, aprofundados e novas demandas sejam apresentadas àgestão do Banco. Com esse objetivo, a AFBNB encaminhou ofícios elencandoassuntos urgentes, muitos dos quais - embora já demandados várias vezes - aindacontinuam pendentes, a exemplo da apuração de denúncias de irregularidades noBNB e a efetivação nos resultados, terceirização de serviços, principalmentenos escritórios de fiscalização, repactuação de dívidas, dignidadeprevidenciária e de saúde, processos de desligamentos em decorrência do PID,dentre outros.

Fonte:AFBNB
0
0
0
s2sdefault