ACaixa Econômica Federal decidiu mudar a estratégia de patrocínio a times defutebol nesta temporada. Em vez de acrescentar outras equipes da série A à suacarteira de assistidos, o banco estatal procurou equipes da segunda e daterceira divisões para regionalizar a marca, em especial no Norte e Nordeste.
Amudança de rumo foi embasada por uma pesquisa do Ibope que revelou que, mais doque o patrocínio a Corinthians e Flamengo, que contam com as maiores torcidasdo País, os brasileiros consideraram positivo o apoio do banco estatal a clubescomo o Chapecoense, de Santa Catarina.
OVerdão do Oeste fez sua estreia na elite do futebol nacional depois de umacampanha brilhante na Série B, sem deixar a zona de classificação em momentoalgum.
ACaixa vai liberar em torno de R$ 100 milhões a clubes de futebol nestatemporada, valor que a coloca, de longe, como a maior patrocinadora dos timesbrasileiros. A cifra é 25% maior do que o banco estatal pretende investir emesportes olímpicos e paralímpicos (R$ 80 milhões) em 2014.
Odiretor de marketing da Caixa, Clauir Luiz Santos, disse que o banco decidiupatrocinar times para rejuvenescer a marca. "No futebol, compramos avisibilidade de ter a marca toda quarta e domingo na transmissão dos jogos, emsete dos vinte clubes da primeira divisão. Nos esportes olímpicos eparalímpicos, temos historicamente uma causa a defender", afirmou.
Documentos.Para agregar valor à marca, o banco deixou de lado a lista com todos os pedidosde times da primeira divisão do Brasileirão - a reportagem apurou que, entre ostimes da série A, só o Fluminense não pediu patrocínio à Caixa - para buscar osnovos contemplados no Norte e no Nordeste. As informações são do jornal OEstado de S. Paulo. (Fonte: Jornal de Brasilia)