OConselho Deliberativo da Funcef aprovou nesta quinta-feira, 24 de abril, areformulação da Programação Econômico-Financeira (PEF) para o ano de 2014. Aproposta inicial foi aprovada em dezembro e sofreu alterações por conta danecessidade de revisar cenários macroeconômicos que impactam na política deinvestimentos da Fundação.
Areavaliação da PEF no primeiro semestre do ano já era prevista. Durante areunião ordinária, a Diretoria de Planejamento e Controladoria (DIPEC)apresentou projeções de cenários para este ano e as diretrizes orçamentárias daFundação nas áreas administrativas e de investimentos.
OConselho Deliberativo manteve a orientação de promover uma política de controledas despesas administrativas, para que não ultrapassem a meta atuarial do anoanterior. Dos fundos de pensão com patrocínio público, a Funcef é o queregistra menor custo administrativo por plano de benefício. No entanto, osconselheiros eleitos avaliam ser necessário reduzir os custos, mas sem comprometera eficiência da Fundação.
Nareunião ordinária desta quinta-feira, o CD aprovou também proposta deparametrização dos simuladores de benefícios dos participantes e assistidos dosplanos de benefícios, visando a transparência dos cálculos de simulação. Foiinformado que a Diretoria de Benefícios (Diben) está trabalhando num projetoque visa o aprimoramento deste processo.
Parao conselheiro eleito, Antônio Luiz Fermino, a iniciativa é importante. "Aintenção é deixar mais claro para os associados como são feitos os cálculos dosbenefícios para que possa tomar sua decisão de aposentar ou aumentar suacontribuição para melhorar o benefício", enfatizou.
Outroponto debatido pelo Conselho Deliberativo foi a incorporação do REB ao NovoPlano. O presidente da Funcef, Carlos Caser, passou informações sobre o avançoobtido pela Fundação e a Caixa durante reunião com representantes daSuperintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no dia 10 deabril.
Noencontro, ficou definido que a Funcef e a Caixa irão construir uma proposta queestabeleça critérios de incorporação a ser encaminhada à Previc. Nestasexta-feira (25), os representantes das duas instituições farão uma primeirareunião de trabalho.
Aincorporação foi aprovada, em 2009, pela Diretoria Executiva e do ConselhoDeliberativo da Funcef e dos conselhos Diretor e de Administração da Caixa.Depois, o processo foi encaminhado ao Ministério da Fazenda e ao Departamentode Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério doPlanejamento, Orçamento e Gestão, onde ficou em avaliação. Em fevereiro desteano, o Dest emitiu manifestação para que fossem definidos critérios detransição como, por exemplo, a destinação de Fundos e Reserva de Contingência.
Naavaliação dos conselheiros eleitos, trata-se de um importante avanço parasolução de um problema que atinge quase oito mil participantes.
Contencioso
Comoresultado do acordo operacional entre a Caixa e a Funcef já avançou-se nadefinição dos valores para reposição do ano de 2013. A Caixa já está assumindoo custo mensal do passivo judicial.

"Esperamosque a Caixa assuma os valores anteriores a 2013 referentes ao auxílioalimentação, auxílio cesta alimentação e outros", ressaltou Fermino.(Fonte: Fenae)
0
0
0
s2sdefault