Nodia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho e do trabalhador. O ato detrabalhar está presente na vida humana desde tempos primitivos. O homem dascavernas, por exemplo, precisava caçar para poder se alimentar e sobreviver.Assim, um de seus desafios diários era o de encontrar um animal e abatê-lo.
Avida foi evoluindo e a relação do homem com o trabalho também passou por suasmodificações, mas, até hoje, homens e mulheres saem de suas casas, oupermanecem nelas para desenvolver várias atividades produtivas que garantam suasobrevivência.
Apalavra trabalho pode ter vários significados, mas em todos eles, a atividade,o fazer e a produtividade estão presentes. Estudar, fazer lição de casa,produzir um texto, uma pintura, costurar, cozinhar, construir uma ponte, tudoisso são formas de trabalhar.
Apesarde o trabalho ser uma necessidade básica da sobrevivência, em torno deleexistem muitos conflitos, já que o pagamento feito a um trabalhador nem sempreé adequado ou justo. Pense no salário mínimo, aqui no Brasil, que tem um valormuito pequeno e não é suficiente para garantir uma vida digna a quem o recebe.
Adata que comemora o Dia do Trabalho, a propósito, surgiu justamente de umasituação de conflito entre trabalhadores e patrões. Ela foi escolhida comohomenagem a uma greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago,centro industrial dos Estados Unidos. Neste dia, os trabalhadores revoltadoscom as condições desumanas de trabalho saíram às ruas para fazer suasreivindicações.
Exigiam,entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horasdiárias. Houve muitos discursos, passeatas, e piquetes nessa data e a políciaacabou intervindo para reprimir duramente os trabalhadores. Houve prisões,feridos e até mortos no confronto entre policiais e operários.
Paralembrar e homenagear este dia de reivindicações, mortes, e lutas por melhorescondições de vida para o trabalhador, um congresso socialista, realizado emParis em 1889, instituiu o dia 1º de maio como o Dia Mundial do Trabalho.
Nos Estados Unidos
Apesarde a homenagem ser aos operários norte-americanos, o Dia do Trabalho nosEstados Unidos é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro.
Criadapelo movimento sindical, a efeméride foi comemorada pela primeira vez em 5 desetembro de 1882 na cidade de Nova York - curiosamente numa terça-feira paraatender aos planos dos organizadores das comemorações.

*CarlaCaruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitação deprofessores no Estado de São Paulo.
0
0
0
s2sdefault